Projeto DATALAB tem como objetivo promover uma Estratégia de Gestão da Informação Turística Digital que irá estimular a criação, o uso e o aproveitamento de dados (Big Data) do setor turístico açoriano

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou na reunião de lançamento do projeto DATALAB (MAC2/2.3d/323), no dia 29 de julho de 2020, em formato online. Financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020, o DATALAB visa dar continuidade as ações desenvolvidas na Região, no âmbito do projeto SmartDest.

Liderado pela Sociedad de Promoción Económica de Gran Canaria, o DATALAB tem como objetivo melhorar a competitividade das empresas do setor turístico e tecnológico do espaço de colaboração da Macaronésia, mediante a definição, desenvolvimento e execução de uma Estratégia com base em Big Data. O FRCT integra o consórcio DATALAB, juntamente com mais sete parceiros da Macaronésia – Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

(mais…)

Governo dos Açores promove sessão de esclarecimentos online sobre convocatória para projetos em Bioeconomia Azul

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), promove sessão de esclarecimentos online para interessados a participar na segunda convocatória da ERA-NET BlueBio COFUND (Blue Bioeconomy – Unlocking the Potential of Aquatic Bioresources), no próximo dia 15 de julho, às 10h00.

A BlueBio COFUND, que integra 27 agências de financiamento em I&D de 16 países, foi planeada para o estabelecimento de um plano coordenado de financiamento de I&D que fortaleça a posição da Europa na Bioeconomia Azul, apoiando parcerias público-públicas entre os Estados-Membros e os países associados, com vista à implementação e a coordenação de atividades de networking.

(mais…)

O Governo dos Açores anuncia o lançamento da plataforma do projeto FORWARD para promover o Ecossistema de Investigação e Inovação das Regiões Ultraperiféricas.

O projeto Europeu FORWARD – Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas da EU, no qual o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) é parceiro, lança uma plataforma do projeto com o objetivo de aumentar visibilidade do ecossistema de Investigação e Inovação (I&I) das Regiões Ultraperiféricas (RUP), disponível através do seguinte endereço: https://forward-h2020.eu/.

Esta ferramenta, que pretende fomentar a visibilidade e o reconhecimento das capacidades e iniciativas desenvolvidas nas noves Regiões Ultraperiféricas da Europa, confere ser um marco importante do FORWARD no esforço de integrar as RUP no Espaço Europeu da Investigação & Inovação e reforçar o acesso destas Regiões ao Programa-Quadro Horizonte 2020 (2014-2020), tendo em vista o reforço das capacidades para aceder ao próximo Programa-quadro, Horizonte Europa (2021-2027).

(mais…)

Governo dos Açores integra projeto europeu MacaroNight II

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, integra o projeto Europeu “MacaroNight II – Noite Europeia dos Investigadores da Macaronésia”, cujo valor global é de 301 861,25 euros. O projeto terá a duração de 10 meses, considerando-se 1 de junho de 2020 como a data de início da ação.

Sendo assim e no âmbito do MacaroNight II, decorre hoje a reunião inicial do projeto, onde se reuniram todos os participantes e se discutiram os elementos básicos e o planeamento das atividades para o projeto.

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é um evento público de promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens, que decorre desde 2005, na última sexta-feira do mês de setembro, juntando cientistas e as gerações mais novas num evento com atividades interativas e informais.

(mais…)

Projeto europeu MOVE, coordenado pelos Açores, lança seminários online

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, está a coordenar o projeto MOVE – ‘Facilitating MAES to support regional policy in overseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources’, que vai lançar uma série de eventos online, os denominados ‘webinars’, sobre mapeamento e avaliação de ecossistemas e dos seus serviços.

Este projeto, integrado na ação 5 da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia, é financiado pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, no valor de um milhão de euros, e pretende dar um importante contributo para a mapeamento e avaliação dos serviços de ecossistemas (MAES) nas Regiões Ultraperiféricas e nos Países e Territórios Ultramarinos europeus.

(mais…)

Governo dos Açores apresenta o futuro Living Lab Rural da Região em webinar promovido pela Comissão Europeia

O Governo dos Açores, representado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), apresentou o futuro Living Lab Rural da Região, num webinar intitulado “Ganhar inspiração através dos exemplos”, promovido pela Comissão Europeia na sequência dos eventos dedicados ao desenvolvimento da Parceria em Living Labs de Agroecologia e Infraestruturas de Investigação.

Este Living Lab Rural está a ser criado no âmbito do projeto LIVERUR, do qual o FRCT é parceiro, e está a ser desenvolvido o piloto no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, futura base do Living Lab Rural dos Açores, em estreita articulação com a Direção Regional da Agricultura. (mais…)

Governo dos Açores promove primeiro curso de formação de especialistas em tecnologias do futuro

O Governo dos Açores, em parceria com o NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, inicia hoje a primeira edição da formação de especialistas em tecnologias FIWARE na Região, uma plataforma disponibilizada pela Comissão Europeia, composta por hardware e software que oferece uma base para o desenvolvimento de aplicações, de acesso livre.

Esta formação pretende capacitar em tecnologias FIWARE uma equipa composta por diversas entidades ligadas ao ‘hub’ de inovação digital criado no âmbito do projeto FIMAC, cofinanciado pelo programa Interreg MAC 2014-2020, e que conta com a participação de entidades da Madeira, Açores e Canárias.

(mais…)

Governo dos Açores coordena projeto de apoio à implementação da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, é o coordenador do projeto europeu MOVE-ON, no valor de um milhão e meio de euros, e que tem uma duração prevista de 36 meses.

Financiado pela Comissão Europeia, através da DG-ENVIRONMENT, o MOVE-ON pretende apoiar a implementação da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2020 nas regiões ultraperiféricas (RUP) e nos países e territórios ultramarinos (PTU), em particular a ‘Ação 5: Melhorar o conhecimento sobre os ecossistemas e seus serviços na União Europeia’.

(mais…)

COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) invadiu o mundo e mudou nossa realidade tal como a conhecemos, afetando todos os setores e comunidades.

Agora, mais do que nunca, o mundo tornou-se digital. É através dos meios digitais que continuamos ligados a trabalhar, a interagir, a agir e a acompanhar o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA).

Neste espaço, o FRCT divulgará informação no contexto da Ciência e Tecnologia, como avisos, iniciativas, concursos, convocatórias, no âmbito desta pandemia.

(mais…)

SMARTDEST promove cooperação entre empresas e centros de investigação para um turismo mais inteligente

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores (FRCT) participou na 6º Reunião de Consórcio do projeto SmartDest (MAC/1.1b/133) – “Avaliação e proposta de estratégia e desenvolvimento de ferramentas para a conversão das ilhas do espaço de colaboração como Destinos Turísticos Inteligentes”, na cidade do Funchal, Madeira.

O SmartDest, financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020, visa obter resultados práticos através de projetos pilotos nas regiões dos Arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, através da implementação de soluções tecnológicas desenvolvidas pelas empresas, juntamente com os centros de investigação.

(mais…)

Página seguinte »