• PROGRAMA
    Horizonte 2020 | Ação de Investigação e Inovação
  • DURAÇÃO
    36 meses (05/01/2018 – 30/10/2021)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    773757
  • ORÇAMENTO TOTAL
    4 107 005€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    171 207,50€

LIVERUR

Living Lab Research Concept in Rural Areas

Objetivo do projeto

O projeto LIVERUR visa expandir o conceito inovador de Living Labs e de Novos Modelos de Negócio às Regiões Rurais.

Os Living Labs são ecossistemas de inovação aberta, centrados no utilizador final, que operam frequentemente num contexto territorial, integrando o processo simultâneo de investigação e de inovação dentro de uma parceria público-privada. A base para o desenvolvimento estratégico de um Living Lab Rural é estabelecer parcerias sustentáveis entre partes interessadas: utilizadores finais, agentes políticos, empresas e investigadores de forma a desenvolver Modelos de Negócio Rurais inovadores, que abracem o conceito de economia circular e de inovação social.

O LIVERUR identifica os Living Labs como potenciadores de modelos de negócios inovadores. Os Living Labs Rurais estão a desenvolver-se atualmente em áreas rurais e o LIVERUR vai realizar análises socioeconómicas para identificar, descrever e comparar as diferenças entre a nova abordagem dos Living Labs e abordagens tradicionais de empreendedorismo.

Uma vez que ainda há estudos empiricamente fundamentados, o objetivo a curto prazo do LIVERUR é melhorar o conhecimento dos novos modelos de negócio que florescem nas áreas rurais, incluindo uma compreensão do seu potencial. A longo prazo, o projeto aumentará o potencial de diversificação económica rural, dando inputs para o caminho de transformação da economia linear a circular, identificando o consumo colaborativo e, mais importante, repensando o financiamento na cadeia de valor global.

Impacto para RAA

O FRCT é o líder do workpackage 5 – Áreas piloto para testar novos modelos de negócio. Em colaboração com o TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Terceira e com a Direção Regional da Agricultura, será feito um levantamento dos modelos de negócio existentes, identificadas as boas práticas, analisado o potencial de replicação dessas boas práticas e abrir-se-á caminho para a transição para os novos modelos de negócio, que têm na sua génese os processos colaborativos e a transição para a economia circular.