PILAR II

Internacionalização

O FRCT visa a promoção da internacionalização do ecossistema de Investigação e Inovação dos Açores, facilitando a captação de financiamento externo.

A captação de recursos em programas europeus representa um dos principais meios para a promoção, desenvolvimento e internacionalização da ciência e tecnologia na Região Autónoma dos Açores (RAA).

O Plano de Internacionalização da Ciência e Tecnologia (C&T) dos Açores, estabelecido pela Resolução do Conselho do Governo n.º 49/2018 de 14 de maio de 2018, indica o FRCT como uma das entidades responsáveis pela implementação de medidas que visam a internacionalização da C&T dos Açores, com base nas competências que lhe estão atribuídas para assumir a responsabilidade de facilitador e dinamizador desta estratégia.

O FRCT tem uma ação transversal a todos os departamentos do Governo Regional dos Açores, relativamente à participação regional em programas, projetos e iniciativas que impliquem financiamento externo à RAA, como consignado pelo DLR 11/2020/A de 11 de fevereiro de 2020.

Considerando a oportunidade de reforçar o posicionamento dos Açores no Espaço Europeu da Investigação e Inovação (I&I), é crucial facilitar e incentivar o acesso dos diversos atores regionais, às iniciativas e aos programas europeus. É necessário, ainda, garantir a articulação entre as diversas entidades regionais e as autoridades de gestão e organismos intermédios dos programas operacionais.

O acompanhamento e monitorização da Agenda de I&I Europeia e Internacional, em articulação com a agenda Nacional e Regional, implica ações como:

  • Seguimento de programas europeus na área da Investigação e inovação
  • Participação em redes de cooperação europeias e parcerias internacionais
  • Participação em projetos estratégicos
  • Organização de eventos de promoção, networking, capacitação e matchmaking.