• PROGRAMA
    Directorate-General for Environment (DG ENV) | MFSD Second Cycle – Call for Proposals
  • DURAÇÃO
    24 meses (02/02/2019 – 01/08/2021)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    110661/2018/794561/SUB/ENV.C2
  • ORÇAMENTO TOTAL
    1 312 691€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    114 727€

INDICIT II

Indicator Impact Taxa – Implementation of the indicator “Impacts of marine litter on sea turtles and biota” in RSC and MSFD areas

Objetivo do projeto

Este projeto tem como objetivo capitalizar os resultados do INDICIT no que se refere à networking desenvolvida, aos protocolos e diretrizes padronizados, a recolha de dados padrão definidos e a avaliação dos cenários BEA para o indicador “Litter ingested by sea turtles”. Este projeto pretende ainda identificar os elementos-chave para a implementação de 2 indicadores de monitorização do impacto do lixo marinho “Biota entanglement in debris” e “Microdebris ingestion by biota”.

O INDICIT II tem como objetivos específicos:

  1. Otimizar os resultados práticos relacionados com a networking desenvolvida anteriormente, desenvolver ferramentas padronizadas, recolher dados padrão e avaliar o BEA para o indicador “Litter ingested by sea turtles”;
  2. Apoiar a implementação dos indicadores “Entanglement of sea turtles, birds, cetaceans in floating debris” e “Micro-plastic ingestion by fish and sea turtles”;
    apoiar o próximo ciclo de 6 anos de implementação da MSFD, testando os indicadores (especialmente o mais avançado ” Litter ingested by sea turtles”) em resposta aos PoMs nacionais em várias áreas piloto.

Através do desenvolvimento de conhecimento padronizado para as diversas espécies de fauna marinha, este projeto irá contribuir para fornecer ferramentas integrativas para avaliar os riscos antropogénicos e a distância ao BEA, especialmente no âmbito do Descritor 10. Por último, o projeto visa também promover sinergias com outros programas da UE e a transferência para as autoridades competentes, das quais podemos destacar as autoridades regionais do nordeste do Oceano Atlântico, da Macaronésia e do Mediterrâneo.

Impacto para RAA

O projeto INDICIT II visa apoiar os Estados membros e suas respetivas regiões, na implementação do próximo ciclo de 6 anos da política pública Europeia – Diretiva Quadro Estratégia Marinha, especificamente através de um conjunto de critérios e indicadores detalhados para auxiliar os Estados-Membros a determinar o que cada descritor significa na prática e medir o seu progresso. Especificamente na RRA, o INDICIT II visa apoiar a entidade competente – Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM).

O FRCT é colíder do WP4. Implementation of the indicator “Micro-debris ingested by fish and sea turtles” at the OSPAR and Barcelona RSCs and MSFD areas, com o parceiro ISPRA.

Outras entidades Regionais envolvidos: Direção Regional, Universidade dos Açores – IMAR