• PROGRAMA
    Horizonte 2020 | H2020-LC-SC3-2018-Joint-Actions-2 Support to the realization of the Implementation Plans of the SET Plan – Deep Geothermal
  • DURAÇÃO
    42 meses (01/02/2019 – 31/07/2022)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    838814
  • ORÇAMENTO TOTAL
    1 006 750.00 €
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    93 800.00 €

SU-DG-IWG

Support Unit for the Deep Geothermal Implementation Working Group

Objetivo do projeto

O objetivo geral deste projeto é facilitar a execução do Plano de Implementação da energia geotérmica, reunindo dados, ferramentas e procedimentos atuais e, dessa forma, garantir que decisões estratégicas sejam tomadas com base em evidencia para avançar a energia geotérmica. Este trabalho pretende garantir que a energia geotérmica possa desempenhar o seu papel no futuro fornecimento energético da Europa de uma forma sustentável.

A Unidade de Apoio identificará áreas onde a pesquisa realizada em conjunto acelerará o progresso de todo o setor. O consórcio visa reunir as partes interessadas que representam as tecnologias geotérmicas da indústria, pesquisa e setor público de toda a Europa.

A sua missão é fornecer uma estrutura a ser utilizada na definição e implementação de uma estratégia de inovação de forma a aumentar o uso de energia geotérmica e promover o crescimento e a aceitação pelo mercado das indústrias e organizações de investigação europeias relevantes

Impacto para RAA

O projeto IWG destaca internacionalmente a Região Autónoma dos Açores no setor da geotermia. Os Açores, devido à sua posição geoestrutural, isto é, localizados numa junção de tripla placa tectónica, apresentam um elevado potencial geotérmico que permite apostar na valorização deste recurso endógeno para a produção de energia renovável, promovendo assim uma economia de baixo carbono quer pela incorporação de processos de inovação quer pelas boas práticas internacionais.
Deste modo, o projeto IWG promove a região no setor geotérmico e a oportunidade de aprofundar laços de colaboração institucionais entre o Governo Regional e parceiros chave no setor da geotermia, na EU e internacionalmente.