• PROGRAMA
    H2020 | RIA – Research and Innovation Action
  • DURAÇÃO
    36 meses (Jun 2016 – Mai 2019)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • ORÇAMENTO TOTAL
    4 248 782.50€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    93 318,75€

UrBan-Waste

Urban strategies for Waste Management in Tourist Cities

Objetivo do projeto

O projeto URBAN-WASTE tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias que visem reduzir a quantidade de produção de resíduos municipais e fomentar ainda mais a reutilização, reciclagem, recolha e eliminação de resíduos em cidades turísticas. O projeto pretende dar suporte aos decisores políticos na resposta aos desafios que o turismo impõe na gestão de resíduos. Para este fim, o projeto URBAN-WASTE adotará e aplicará a abordagem do metabolismo urbano visando apoiar a mudança para um modelo circular onde o desperdício é considerado como recurso e reintegrado no fluxo urbano. URBAN-WASTE realizará uma extensa análise que conduza a um estado de arte do metabolismo urbano em 11 cidades- piloto.

As cidades e regiões que participam do projeto são Florença (IT), Nice (FR), Lisboa (PT), Siracusa (IT), Copenhaga (DK), Kavala (GR), Santander (ES), Nicosia (CY), Ponta Delgada (PT), Dubrovnik – Condado de Neretva (HR), Tenerife (ES). Paralelamente ao apoio, será implementado um processo participativo envolvendo todas as partes interessadas relevantes através de um plano de ação de mobilização e aprendizagem mútua. Esses inputs serão integrados nas estratégias, juntamente com uma revisão das tecnologias e práticas existentes mais inovadoras no campo da gestão e prevenção de resíduos. As estratégias serão então implementadas nos 11 casos-piloto e os resultados serão monitorados e divulgados facilitando a transferência e adaptação dos resultados do projeto em outros casos.

Impacto para RAA

O FRCT é parceiro do consórcio trabalhando em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Ponta Delgada para apoiar e facilitar o papel de Ponta Delgada como uma das cidades-piloto neste projeto.