• PROGRAMA
    Horizonte 2020 | Ações Marie Skłodowska-Curie
  • DURAÇÃO
    10 meses (01/05/2021 – 28/02/2022)
  • ESTADO
    ENCERRADO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    101036069
  • ORÇAMENTO TOTAL
    313 361,25€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    86 433,75€

MacaroNight 2021

Macaronesia’s Researchers’ Night

Objetivo do projeto

A “Noite dos Investigadores da Macaronésia” é um evento público, de promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens, que decorre desde 2005, juntando cientistas e as gerações mais novas num evento com atividades interativas e informais.  Esta comemoração tem sido levada a cabo pelos Centros de Ciência sedeados na Região desde 2010 com o apoio do Governo dos Açores, passando a contar, em 2018, 2019 e 2020, com a colaboração do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia e com o financiamento do Programa Horizonte 2020, através das Ações Marie-Curie para a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), com os projetos MacaroNight e MacaroNight II e MacaroNight 2021.

Esta nova edição, MACARONIGHT 2021, visa alargar ainda mais a consciência pública para a ciência, investigação e inovação, especialmente em áreas onde a Região enfrenta desafios globais, como os identificados no Pacto Ecológico Europeu. O objetivo é chegar à população em geral, mas mantendo um enfoque específico nos adolescentes e crianças. O projeto implantará uma estratégia aprimorada de redes sociais que visa envolver cidadãos de diferentes idades nas suas próprias palavras, por meio dos seus canais de uso diário. As atividades abrangerão 16 ilhas com as “principais” atividades organizadas em 4 locais: Tenerife (La Laguna), Gran Canaria (Las Palmas), Madeira (Funchal), Açores (Ponta Delgada). Os programas serão organizados como eventos “híbridos”, online e físicos que irão atrair 30 mil participantes no total.

Nos Açores, este projeto organizará diversos pré-eventos através do Centros de Ciência nos Açores, celebrará a NEI com o evento “EMERGENCE@AÇORES – Ciência e Criatividade” e com o lançamento da série “Açores com(s)Ciência”.

Impacto para RAA

A MacaroNight pretende promover a curiosidade junto das camadas mais jovens pelo trabalho científico; desenvolver a consciencialização de que a investigação é uma carreira profissional a considerar e que oferece uma gama de oportunidades; proporcionar aos estudantes do 1º, 2º e 3ºciclo a oportunidade de participarem em atividades científicas, em contexto não formal, e o contato com investigadores das diversas áreas do conhecimento; promover o trabalho realizado pelos investigadores regionais; estimular a colaboração entre todos os atores do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores; fomentar a participação de instituições do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores em projetos de âmbito europeu, a ciência cidadã e a necessidade do envolvimento da população para maior entendimento e validação dos resultados científicos.

O FRCT coordena a implementação do projeto nos Açores.
Foram realizados diversos pré-eventos organizados pelos Centros de Ciência nos Açores, para uma diversidade de públicos-alvo.
Celebrou-se a Noite Europeia dos Investigadores, a 24 de setembro, em conjunto com o evento “EMERGENCE@AÇORES – Ciência e Criatividade” no Centro de Artes Contemporâneas-Arquipélago.
Lançamento da série “Açores com(s)Ciência”, na RTPAçores com a colaboração de vários investigadores Regionais.

Outras entidades Regionais envolvidos: ReCCA – Rede de Centros de Ciência dos Açores; DRCTD – Direção Regional da Ciência e Transição Digital; DRaC- Direção Regional da Cultura, Europe Direct Açores.