• PROGRAMA
    Horizonte Europa – Ações de coordenação e suporte (CSA)
  • DURAÇÃO
    36 meses (01.11.2022 – 30.09.2025)
  • ESTADO
    EM CURSO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    101093962
  • ORÇAMENTO TOTAL
    2.997.776,75€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    116 000.87€

BLUEMissionAA

Building a Coordination Hub to Support the Mission Implementation in the Atlantic and Arctic Basin

Objetivo do projeto

BlueMissionAA visa ser o centro de coordenação que apoiará a implementação da Missão da UE – Restaurar os nossos oceanos e águas até 2030, com foco nas bacias Atlântica e Ártica. O foco do projeto centra-se na temática da restauração dos ecossistemas marinhos e costeiros e no aumento da resiliência climática. O projeto pretende uma ampla comunidade de atores relevantes e cidadãos da UE para alcançar os objetivos da Missão.

O BlueMissionAA será concebido sobre redes, instrumentos, atividades e estruturas de governança existentes na bacia, sendo pretendido, também, o fornecimento de soluções inovadoras para resultados futuros ambiciosos.

De modo geral, o BlueMissionAA pretende fornecer uma estrutura de governança efetiva, alinhada com políticas, iniciativas e ações em nível nacional, regional e da UE [WP1]; construir uma estrutura de monitorização bem coordenada de forma a avaliar o progresso da implementação numa base contínua [WP2]; fornecer um amplo catálogo de serviços [WP3]; fomentar um ecossistema inovador atraente para a restauração ecológica [WP4]; e através de meios participativos, engajar e empoderar os cidadãos da UE na preservação e restauração dos oceanos e águas [WP5].

A BlueMissionAA terá um efeito estruturante duradouro para mobilizar e consolidar uma ampla comunidade de atores relevantes e cidadãos da UE, para a concretização de todos os objetivos da Missão, com ênfase na demonstração de soluções concretas que possam a ser rapidamente replicadas, ampliadas e comercializadas até 2030.

Consequentemente, o BlueMissionAA desenvolverá duas propostas regionais específicas para a governança eficaz dos Lighthouses (faróis) da Missão, uma para o Atlântico e outra para o Ártico.

Impacto para RAA

O BlueMissionAA compromete-se a entregar mudanças, esperadas através da criação de canais de partilha de informação, fornecimento de serviços técnicos e programas de treino; promovendo a correspondência entre soluções testadas com os decisores no âmbito de políticas e investimento. Além disso, as atividades de engajamento e empoderamento dos cidadãos serão organizadas visando a mobilização na contribuição das mudanças nas Ilhas dos Açores e região da Macaronésia.

O FRCT no âmbito do BlueMissionAA apoiará a implementação das ações de consolidação e mobilização dos atores-chave e dos cidadãos da UE para alcançar os objetivos da Missão no Atlântico, com especial enfoque nas Ilhas dos Açores e na região da Macaronésia.

Destaca-se a participação do FRCT nos WP3 e WP4, onde a instituição lidera três tarefas, relacionadas com os objetivos estratégicos:

  • SPO3 – Desenvolver e manter um catálogo FAIR de conhecimentos científicos e práticos existentes, e de soluções inovadoras;
  • SPO4 – Desenvolver um ecossistema dinâmico de inovação empresarial nas bacias Atlânticas e Árticas, desenvolvendo e alinhando as iniciativas existentes identificadas no catálogo.