• PROGRAMA
    CSA-CA – Coordination (or networking) actions
  • DURAÇÃO
    24 meses (02/01/2011 – 31/01/2013)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    262789
  • ORÇAMENTO TOTAL
    1 120 237,23€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    126 534,20€

DORIS_NET

Downstream Observatory organized by Regions active in Space – Fostering downstream activities and links with regions

Objetivo do projeto

O nome do projeto DORIS_Net (Observatório Downstream organizado por Regiões ativas no Espaço – Rede) sinaliza uma abordagem liderada por usuários para o estabelecimento de uma rede que liga as autoridades regionais e locais europeias, os prestadores de serviços e outras partes interessadas do GMES a nível regional, nacional e europeu. As regiões europeias representam um grande reservatório de novos usuários GMES, onde os serviços GMES agregam valor aos seus serviços existentes. Todas as regiões do projeto DORIS_Net são membros do NEREUS (Rede de Regiões Europeias Usando Tecnologias Espaciais) e DORIS_Net é especificado, projetado e implementado pelas próprias Regiões.

O Observatório Downstream facilita os links entre as partes interessadas GMES do nível regional e europeu. Os usuários regionais e os provedores de serviços são suportados por interfaces dedicadas, bem como uma rede de Escritórios Regionais de Contato GMES (RCOs) que criam a Plataforma Europeia de Serviços de Downstream GMES – o coração de DORIS_Net. Esta Plataforma permite uma coordenação mais eficaz das atividades individuais tanto dentro como entre as regiões da Europa e a governança GMES europeia, que é vital para o crescimento no setor de serviços a jusante. A Plataforma é testada e verificada por um núcleo de regiões piloto europeias já envolvidas nos serviços GMES.

Impacto para RAA

O FRCT participou neste projeto como membro integrante do consórcio com o importante papel de promover a implementação do Escritórios Regionais de Contato GMES, GaTE, Escritório de Tecnologias Espaciais, estabelecido em 2009 que continua a missão consagrada em DLR 4-2011/A, nos temas de inovação e tecnologia, onde o domínio espacial está incluído. Este ponto de contato tornou-se o link na área de tecnologias espaciais, com os Centros de Pesquisa, Empresas, Escolas, Universidade e o público através de workshops, seminários e informações no site.