• PROGRAMA
    Call for Proposal
  • DURAÇÃO
    64 meses (04/01/2018 – 30/04/2023)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    MAES/OR/OCT 2 / 07.027735/2018/776517/SUB/ENV.D2
  • ORÇAMENTO TOTAL
    1 060 781€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    256 375€

MOVE

Facilitating MAES to support regional policy in OVerseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources

Objetivo do projeto

projeto piloto MOVE procura envolver decisores políticos, investigadores e a sociedade civil no desenvolvimento de metodologias de cartografia e avaliação do estado dos ecossistemas e dos seus serviços nas Regiões Ultraperiféricas (RUPs) e nos Países e Territórios Ultramarinos (PTUs) da União Europeia. Defende-se uma abordagem coordenada e sinérgica para transformar em ativos a fragmentação geográfica, política e da base de conhecimentos dessas entidades, congregando recursos e criando instrumentos de participação robustos.

O MOVE conta com a colaboração e conhecimento de um painel de peritos que contribuirá para a validação técnica e científica dos resultados:

  • Ciprian Ionescu (WWF France, França)
  • Evangelia (Valia) Drakou (Universidade de Twente, Países Baixos)
  • Mario V Balzan (Instituto de Ciências Aplicadas, Faculdade de Artes, Ciência e Tecnologia de Malta, Malta)
  • Ricardo Serrão Santos (Membro permanente das comissões de pesca e da agricultura e desenvolvimento rural do Parlamento Europeu, agora Ministro do Mar de Portugal)

Para promover e facilitar a interação entre os diferentes atores locais envolvidos nos casos de estudo e outros participantes interessados no projeto, o MOVE conta com um Fórum de discussão que pode ser acedido aqui.

Impacto para RAA

O MOVE permitirá envolver os principais atores da RAA em matéria de mapeamento e avaliação dos serviços dos ecossistemas, dinamizando e fomentando os trabalhos desenvolvidos na área. O MOVE é um projeto piloto que inclui os Açores como um dos oito casos de estudo desenvolvidos, permitindo testar e implementar a metodologia MAES na região, fornecendo metodologias e diretrizes de boas práticas, contribuindo para que a UE assuma a liderança mundial neste domínio e disponibilizando cartografia dos serviços dos ecossistemas nos Açores.

O FRCT é Coordenador do projeto, assegurando a implementação e execução do mesmo, relativamente à coordenação e gestão das componentes técnica, administrativa e financeira, assim como estabelecendo a articulação com Comissão Europeia.

O FRCT também lidera a Atividade que procura facilitar a abordagem MAES nos territórios Europeus ultramarinos, assegurando uma correta implementação de oito casos de estudos, um dos quais desenvolvido na Região dos Açores.

Outras entidades Regionais envolvidos: Direção Regional do Ambiente (DRA); Universidade dos Açores – Fundação Gaspar Frutuoso