• PROGRAMA
    INTERREG MAC 2014-2020 | 1ª Convocatória
  • DURAÇÃO
    58 meses (08/11/2016 – 31/09/2021)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    MAC/1.1b/133
  • ORÇAMENTO TOTAL
    1 891 366,04€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    228 682,39€

SMARTDEST

Avaliação e proposta de estratégia e desenvolvimento de ferramentas para a conversão das ilhas do espaço de colaboração como Destinos Turísticos Inteligentes

Objetivo do projeto

O SmartDest tem como principal objetivo promover a cooperação entre os arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde para transformar estes territórios em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

O projeto visa resultados práticos através de ações pilotos nas 4 regiões parceiras, através da implantação de soluções tecnológicas desenvolvidas pelas empresas, juntamente com centros de investigação. Por conseguinte, o SmartDest procura promover um destino turístico inovador, acessível, integrado, conectado e competitivo, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica que garanta o desenvolvimento sustentável do território e que facilite a interação e integração do visitante com o destino e os residentes, enriquecendo a experiência turística e a qualidade de vida dos residentes.

O projeto SmartDest visa fomentar a cooperação e a transferência de conhecimento entre empresas e centros de investigação, melhorando a “inteligência” do espaço de colaboração com a implementação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que promova a conversão dos Açores num DTI.

Neste sentido os atores do SCTA e as empresas, que participam também no Grupo de Trabalho Temático Turismo da RIS3 Açores, foram convidados a serem stakeholders no projeto, contribuindo para o estabelecimento de redes e parcerias.

O FRCT integra o SmartDest como beneficiário, sendo responsável pela implementação do projeto, nos Açores, tendo as tarefas específicas de elaborar uma Proposta de Plano de Conversão dos Açores em Destino Turístico Inteligente (DTI) e implementação de ações na área piloto – Praia da Vitória, na ilha Terceira (criação de soluções tecnológicas inovadoras).

Outras Entidades Regionais Envolvidas: Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo; Direção Regional do Turismo; Observatório do Turismo dos Açores; Câmara da Praia da Vitória; Empresa Fundo de Maneio

Principais resultados do SmartDest

  • Proposta de plano para tornar dos Açores num Destino Turístico Inteligente
    Diagnóstico (Julho 2018)
    Consulte o documento aqui
  • Proposta de Estratégia de Conversão para um Destino Turística Inteligente
    Praia da Vitória, Ilha de Terceira (Julho de 2019)
    Consulte o documento aqui
  • Proposta de plano para tornar dos Açores num Destino Turístico Inteligente
    Plano de Conversão (Janeiro 2020)
    Consulte o documento aqui