• PROGRAMA
    H2020 | PCP – Pre-Commercial Procurement
  • DURAÇÃO
    47 meses (01/01/2017 – 31/10/20)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    730098
  • ORÇAMENTO TOTAL
    4 865 093,75€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    143 937,5€

Marine-EO

Bridging Innovative Downstream Earth Observation and Copernicus enabled Services for Integrated maritime environment, surveillance and security

Objetivo do projeto

O MARINE-EO reúne os esforços 5 autoridades marítimas (Buyers Group) e com 4 organizações científicas e técnicas de prestígio internacional, com vasta experiência em Observação da Terra (EO) e assuntos marítimos, de forma a alcançar os seguintes objetivos:

Objetivo 1 – Desenvolver, testar e validar serviços baseados na Observação da Terra (EO), assentes em altos padrões de inovação no setor marítimo, alavancando os serviços Copernicus existentes, bem como, a possibilidade de desenvolver outros serviços inovadores.

Objetivo 2 – Propor um conjunto de serviços de apoio que integrem de uma forma eficaz os referidos serviços EO e Copernicus numa lógica mais operacional em que esses serviços deverão igualmente aproximar o lado da procura (Entidades Públicas) aos fornecedores de dados, criando um ambiente dinâmico para um mercado digital em expansão.

Objetivo 3 – Reforçar a colaboração transnacional na sensibilização do setor marítimo, facilitando a transferência de conhecimento e a otimização dos recursos disponíveis para as autoridades públicas, no sentido de promover o desenvolvimento de soluções inovadoras que respondam a uma procura crescente do fortalecimento das capacidades de Observação da Terra.

Impacto para RAA

No âmbito do Marine-EO, o FRCT está a liderar o WP8 – Communication, Exploitation and Dissemination of Results e é responsável por três tarefas do projeto, nomeadamente: a T8.4 IPR, Licensing and Exploitation Plan, T8.3 Communication and Dissemination Plan e a T8.1 WP8 Management Plan. Faz, ainda, parte do Buyers Group. A Universidade dos Açores colabora com o FRCT, através de uma subcontratação, para prestar assistência técnico-cientifica especializada.