• PROGRAMA
    Horizonte 2020 | Ações Marie Skłodowska-Curie
  • DURAÇÃO
    9 meses (01/06/2020 – 31/03/2021)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    955378
  • ORÇAMENTO TOTAL
    301 861,25€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    84 183.75€

MacaroNight II

Macaronesia’s Researchers’ Night

Objetivo do projeto

A “Noite dos Investigadores da Macaronésia” é um evento público, de promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens, que decorre desde 2005, juntando cientistas e as gerações mais novas num evento com atividades interativas e informais. Esta comemoração tem sido levada a cabo pelos Centros de Ciência sedeados na Região desde 2010 com o apoio do Governo dos Açores, passando a contar, em 2018, 2019 e 2020, com a colaboração do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e com o financiamento do Programa Horizonte 2020, através das Ações Marie-Curie para a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), com o projeto MacaroNight e MacaroNight II.

O projeto MACARONIGHT II visa, por um lado, despertar a consciencialização pública sobre Ciência, Investigação e Inovação, especialmente em áreas onde a Região tem desempenho e resultados excecionais e, por outro, incentivar os jovens a seguir carreiras nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Outra vertente desta tipologia de projetos é o reconhecimento público dos investigadores que participam na iniciativa, criando uma compreensão pública do impacto do trabalho dos mesmos no dia-a-dia dos cidadãos e no meio que os rodeia. Pretende-se ainda despertar nas camadas mais jovens da sociedade o interesse para as áreas da Ciência e Tecnologia.

Impacto para RAA

O FRCT coordena a implementação do projeto nos Açores e é o líder do WP2 – que define o programa para a Noite Europeia dos Investigadores. Como tal, será responsável pela implementação e coordenação geral de todas as atividades da noite em todos os locais da MacaroNight. Será também responsável pelas atividades locais de sensibilização e divulgação pré evento e durante o evento nos Açores. Para o desenvolvimento das atividades na NEI, o FRCT contará ainda com a colaboração dos centros de ciência da RAA.

Impacto para a RAA
A MacaroNight II pretende promover a curiosidade junto das camadas mais jovens pelo trabalho científico; desenvolver a consciencialização de que a investigação é uma carreira profissional a considerar e que oferece uma gama de oportunidades; proporcionar aos estudantes do 1º, 2º e 3ºciclo a oportunidade de participarem em atividades científicas, em contexto não formal, e o contacto com investigadores das diversas áreas do conhecimento; promover o trabalho realizado pelos investigadores regionais; estimular a colaboração entre todos os atores do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores; fomentar a participação de instituições do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores em projetos de âmbito europeu, a ciência cidadã e a necessidade do envolvimento da população para maior entendimento e validação dos resultados científicos.

Outras entidades Regionais envolvidos
ReCCA – Rede de Centros de Ciência dos Açores; DRCT – Direção Regional da Ciência e Tecnologia

Stakeholders Regionais Envolvidos
Estudantes e professores dos 1º, 2º e 3º ciclos