• PROGRAMA
    ERASMUS + | Key Action 2 (KA2) — Cooperation for innovation and the exchange of good practices
  • DURAÇÃO
    52 meses (01/01/2018 – 30/04/2022)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    2017-3114/001-001
  • ORÇAMENTO TOTAL
    4 999 338,75€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    265 117,50€

Objetivo do projeto

O objetivo geral do projeto MATES corresponde ao desenvolvimento de uma estratégia de capacitação que aborde os principais fatores de mudança no setor marítimo, em particular na construção naval e nas energias renováveis offshore. Estes setores estão fortemente relacionados, requerendo novas capacidades para os seus trabalhadores, numa economia do mar que se pretende cada vez mais digital, verde e orientada pelo conhecimento. Além disso, o projeto executará um plano robusto de divulgação e alcance, com o objetivo de aumentar a atratividade do setor marítimo, especialmente para as carreiras em ambos os setores, garantindo também a futura adoção da estratégia.

Impacto para RAA

O FRCT participará no desenvolvimento de todas as ações do projeto. No entanto, os seus principais contributos serão nas seguintes work packages (WP):
i) WP1 (Mobilização de stakeholders), que visa a identificação e mobilização de peritos que possam ter interesse e contribuir nas diferentes atividades do projeto. Os stakeholders estão organizados em oito grupos temáticos (TG), sendo o FRCT colíder do TG8 (Padrões de ensino e formação profissional/Governança);
ii) WP4 (Experiências piloto), onde o projeto MATES validará as ações e prioridades sugeridas pela estratégia de capacitação, através do desenvolvimento de 11 casos de estudo que testarão os conceitos do MATES sobre capacidades digitais, capacidades em tecnologias sustentáveis, mobilidade, gestão de inovação, desenvolvimento de currículos e literacia do oceano. Deste modo, o FRCT será responsável por implementar uma experiência piloto relacionada com o desenvolvimento de uma escola de verão focada em gestão da inovação e literacia do oceano; e
iii) WP 5 (Plano de ação a longo prazo e sustentabilidade), cujo objetivo é o desenvolvimento de um plano de sustentabilidade e de ação a longo prazo que possibilite a utilização sustentável e a operacionalização dos resultados do projeto após a data da sua conclusão. O FRCT coliderará a atividade final da WP5 (5.3 – Compromisso de longo prazo e plano de ação dos parceiros do projeto).