• PROGRAMA
    INTERREG MAC 2014-2020 | 1ª Convocatória
  • DURAÇÃO
    36 meses (08/11/2016 – 31/10/2019)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    MAC/5.11a/075
  • ORÇAMENTO TOTAL
    632 938,27€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    95 603,27€

RIS3_Net

Cooperação Inter-regional para o Crescimento Inteligente das Regiões MAC

Objetivo do projeto

O RIS3_Net visa fomentar a cooperação inter-regional para o crescimento inteligente das regiões do Espaço MAC. Financiado no âmbito do Eixo 5 – melhorar a capacidade institucional e a eficiência da administração pública, o RIS3_Net tenciona melhorar esta capacidade mediante a promoção da cooperação transfronteiriça e entre os cidadãos e as instituições envolvidas.

Seguindo as orientações definidas pela Comissão Europeia, o RIS3_Net contribui para uma maior eficácia na implementação das Estratégias de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3) das Regiões do Espaço MAC. Para isto, desenvolverá uma estratégia de cooperação institucional, desenhando um sistema de governança comum, dirigida às instituições responsáveis pelo planeamento, execução e monitorização das RIS3 das regiões da Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias), tendo em conta ainda o potencial de expansão para países terceiros.

O projeto RIS3_Net visa fomentar a cooperação entre as diferentes instituições das regiões da Macaronésia e países terceiros, com o objetivo de desenvolver a Estratégia de Especialização Inteligente Comum – RIS3 MAC. Neste sentido, os atores do SCTA, que participam também nos grupos de trabalho temáticos da RIS3 Açores, foram convidados a serem stakeholders no projeto, contribuindo para estabelecer redes e parcerias.

O FRCT integra o RIS3_Net como beneficiário principal, e a DRCT como entidade associada, responsável pela implementação da RIS3 Açores. Ambas instituições participam na implementação de todas as atividades do projeto, nos Açores, tendo a tarefa específica de elaborar um benchmarking internacional com exemplos de Estratégias de Especialização Inteligente de Cooperação Transnacional (atividade 2.3.1).

Outras Entidades Regionais Envolvidas:
DRCT (parceiro associado).