• PROGRAMA
    Horizonte 2020 | CSA – Coordination and Support Action
  • DURAÇÃO
    42 meses (01-01-2019 – 30/06/2022)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    824550
  • ORÇAMENTO TOTAL
    4 277 423,21€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    252 875,00

FORWARD

Fostering research excellence in EU Outermost Regions

Objetivo do projeto

O projeto FORWARD visa reforçar a visibilidade e o reconhecimento das capacidades e expertise da I&I nas Regiões Ultraperiféricas (RUP), pela promoção da excelência da investigação e do potencial de inovação nas Regiões Ultraperiféricas (RUP). Mediante um diagnóstico dos ecossistemas de Investigação & Inovação (I&I) nas RUP, pretende-se definir uma estratégia conjunta de planos de ação temáticos ajustados ao reforço da participação por parte destas regiões em projetos de investigação e inovação financiados pela UE, networking, ações de capacitação, assim como o fortalecimento da ligação entre a investigação e a formulação de políticas.
Este projeto pretende igualmente contribuir para a revisão da RIS3, nomeadamente, através da disponibilização de dados acerca do diagnóstico e mapeamento do ecossistema regional das RUP, das conclusões e orientações dos grupos temáticos e da construção de políticas conjuntas, de ligação entre os investigadores e os decisores políticos.

Impacto para RAA

O projeto FORWARD tem como ponto de partida o diagnóstico do desempenho regional em termos de financiamento Europeu na área de I&I para a implementação de medidas mais eficazes e ajustadas às necessidades dos atores do ecossistema de I&I nos Açores e nas Regiões Ultraperiféricas (RUP).
Este diagnóstico permite que o FORWARD implemente um plano de capacitação adaptado às necessidades dos atores de I&I dos Açores e das RUP para uma participação mais eficaz nos Programas-Quadro Europeus de I&I (H2020, FP9 e outros), assim como o alcance internacional. Entre outros objetivos o projeto pretende igualmente estabelecer grupos temáticos, compostos por peritos de todas as RUP, para a elaboração de planos de ação em áreas estratégicas para estas regiões. O projeto tem em vista o reforço da ligação entre a investigação e os decisores políticos, de forma a ajustar a formulação de políticas para estimular a inovação e investigação nas RUP.