RIS3_Net 2

Estratégia Comum do Espaço MAC como Referência para a Elaboração de Estratégias RIS3 Transregionais

Objetivo do projeto

O RIS3_NET2 tem como principal objetivo tornar o Espaço MAC numa referência para o desenvolvimento e implementação efetiva de uma Estratégia Transregional de Especialização Inteligente, servindo de apoio a outras regiões, especialmente as RUPs, no desenvolvimento de RIS3 conjuntas impulsionando o seu crescimento em IDi.

O objetivo é fomentar a colaboração da sociedade do espaço MAC, destacando a importância do conhecimento e as implicações de uma RIS3, como também a existência e relevância da Estratégia de Especialização Inteligente Transregional – RIS3 MAC, para alcançar um maior alinhamento dos projetos com as prioridades de desenvolvimento estabelecidas, uma maior participação destas regiões em projetos de cooperação, entre outras ações basilares para um desenvolvimento com base na cooperação em IDi.

Impacto para RAA

O projeto RIS3_Net 2 visa acompanhar a Agenda Europeia em matéria de Especialização Inteligente – S4, promovendo a cooperação regional e transregional, a transferência de tecnologia e conhecimento, como também uma melhor implementação da RIS3 Açores, contribuindo para as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.

O FRCT e a DRCT integram o RIS3_Net 2 como beneficiários, sendo responsáveis pela implementação do projeto nos Açores, bem como pela sua articulação junto dos processos de implementação da RIS3 Açores. O FRCT é responsável, com apoio da ACIISI, ITC e ARDITI, pela Atividade 2.2.3: Programa avançado de formação em gestão de Estratégias Transregionais de Especialização Inteligente.

Resultados

O Projeto visa avançar no desenvolvimento e implementação prática das ações identificadas na Estratégia de Especialização Inteligente do Espaço MAC – RIS3 MAC, finalizada no âmbito do projeto RIS3_NET (MAC/5.11a/075) e financiada na convocatória anterior. Para isto, irá promover a cooperação interregional em matéria de Especialização Inteligente do Espaço MAC, por meio de ações de acompanhamento. Irá desenvolver um quadro de indicadores adaptados ao Espaço de colaboração, como também uma ferramenta que permita obter informações das regiões que compõem o consórcio e avaliar o seu progresso.

Documentos

  • Plano de Ação RIS3
    Plano de Ação de Estratégia de Especialização Inteligente do Espaço MAC
    Consulte aqui.

Ligações úteis