FRCT marca presença no encontro final do projeto RIS3-Net2 na cidade do Funchal

27 Outubro, 2023

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, esteve presente na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, para o encontro final do projeto Interreg MAC 2014/2020 RIS3-Net 2 para apresentar os resultados e produtos produzidos ao longo dos últimos quatro anos.

O RIS3-Net2 teve como principal objetivo tornar o Espaço MAC numa referência para o desenvolvimento e implementação efetiva de uma Estratégia Transregional de Especialização Inteligente (RIS3), servindo de apoio a outras regiões, no desenvolvimento de RIS3 conjuntas, impulsionando o seu crescimento em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDi).

O projeto RIS3_Net 2 visa acompanhar a Agenda Europeia em matéria de Especialização Inteligente – S4, promovendo a cooperação regional e transregional, a transferência de tecnologia e conhecimento, contribuindo, também, para o reforço das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, em particular para aRIS3 Açores 2022/2027.

No âmbito do projeto foram desenvolvidos vários documentos, nomeadamente, o Plano de Ação da Estratégia de Especialização Inteligente do Espaço MAC, que se desenvolve em torno das seis áreas estratégicas definidas – turismo, agroindústria, marinho-marítimo, economia circular, saúde e TIC, Este Plano de Ação identifica atividades e projetos concretos que permitirão avançar no desenvolvimento e na aplicação prática da estratégia integrada e coordenada entre as regiões da Macaronésia. Este plano conta com 24 propostas de projetos como resultado de 18 reuniões participadas pela quadrupla hélice do ecossistema regional.

Foram elaborados, também, seis documentos de caracterização dos sistemas de IDi do espaço MAC no âmbito das áreas prioritárias, enquadrando e contextualizando, em cada região, o grau de maturidade, e respetiva implementação em cada uma das áreas.

No que respeita ao desenvolvimento digital, salienta-se a existência de um sítio eletrónico totalmente dedicado ao projeto designado de RIS3 MAC (disponível em https://www.ris3mac.eu/), com diversos serviços: repositório de documentos produzidos, subscrição de newsletter por cada área estratégica, visualização das ações de capacitação organizadas, indicadores de desenvolvimento social, territorial, económico e de IDi, entre outros.

Nos Açores participam, como beneficiários, o FRCT e a Direção Regional da Ciência e Tecnologia, e os principais atores do ecossistema de IDi envolvidos nas suas diversas ações de capacitação, webinars e outros eventos e atividades.