• PROGRAMA
    Marie Skłodowska-Curie Actions
  • DURAÇÃO
    26 meses (05/01/2018 – 31/06/2020)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    818641
  • ORÇAMENTO TOTAL
    311 635€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    108 060€

MacaroNight

Macaronesia’s Researchers’ Night

Objetivo do projeto

A Macaronésia é uma região biogeográfica de quatro arquipélagos no Oceano Atlântico: Açores (Portugal), Canárias (Espanha), Madeira (Portugal) e Cabo Verde (Cabo Verde). Estas ilhas partilham traços geográficos e património cultural comuns, tendo passado por uma história semelhante desde o início do século XV, quando foram descobertas por marinheiros portugueses e espanhóis. A população da Macaronésia é de cerca de 3 milhões de habitantes, correspondendo ao tamanho de um pequeno país da UE.

O objetivo geral deste projeto é organizar uma Noite de Investigadores partilhada com a Região da Macaronésia, ligando a população dessas ilhas á linguagem universal da ciência e da herança cultural.

O foco do projeto são as áreas científicas e tecnológicas identificadas nas Estratégias de Especialização Inteligente de cada uma das regiões da Macaronésia, procurando sensibilizar o público para áreas de investigação que possam ser o maior benefício para estas Regiões.

O projeto apoiará o reconhecimento público de investigadores, criando uma compreensão do impacto do trabalho dos investigadores no dia-a-dia dos cidadãos e mostrando A Ciência por detrás da Tradição. Pretende-se igualmente despertar nas camadas mais jovens da sociedade o interesse para as áreas da Ciência e Tecnologia.

Impacto para RAA

O FRCT coordena a implementação do projeto nos Açores e é o líder do WP2 – que define o programa para a Noite Europeia dos Investigadores. Como tal, será responsável pela implementação e coordenação geral de todas as atividades da noite em todos os locais da MacaroNight. Será também responsável pelas atividades locais de sensibilização e divulgação pré evento e durante o evento nos Açores. Para o desenvolvimento das atividades na NEI, o FRCT contará ainda com a colaboração dos centros de ciência da RAA.