• PROGRAMA
    Horizonte 2020 | ERA-NET Cofund
  • DURAÇÃO
    60 meses (01/11/2020 – 31/10/2025)
  • ESTADO
    EM CURSO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    101003758
  • ORÇAMENTO TOTAL
    18 697 114€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    99 215€

ENUTC

ERA-NET Urban Transformation Capacities

Objetivo do projeto

O sentido de urgência para uma rápida transformação sustentável das nossas cidades nunca foi tão grande. As atuais abordagens para enfrentar os desafios urbanos e cumprir os diferentes objetivos internacionais são frequentemente fragmentadas e incoerentes, uma vez que se baseiam em diferentes ambições e compreensões do modo de funcionamento das cidades e das zonas urbanas.

A ENUTC visa reunir recursos de agências de financiamento de 14 países para implementar ações conjuntas, incluindo um convite principal e um convite adicional à apresentação de propostas, na área das capacidades de transformação urbana.

Os objetivos da ENUTC são os seguintes:

  1. Permitir a capacitação em investigação, negócios, administração da cidade e sociedade para a transformação urbana;
  2. Apoiar abordagens e soluções integradas para o desenvolvimento urbano sustentável para os três tópicos da ENUTC: Economias circulares urbanas, desenvolvimentos de base comunitária e ecossistemas de inovação urbana, e infraestruturas urbanas robustas e resilientes e o ambiente construído;
  3. Apoiar a criação de redes de investigação transnacionais e pan-europeias, a construção de comunidades e assegurar sinergias;
  4.  Apoiar atividades que tenham um impacto claro nas políticas urbanas transnacionais e baseadas em dados concretos;
  5.  Apoiar a investigação e a inovação, que façam progressos claros no sentido de atingir as metas das políticas, objetivos e missões internacionais.

Impacto para RAA

A participação nesta nova ação de financiamento de I&D é essencial para um reconhecimento internacional do potencial da região nas áreas científicas da capacitação em transformação urbana, bem como das competências das suas unidades de investigação, municípios e das valências já existentes ou em construção. Permitindo que equipas regionais participem em propostas conjuntas no âmbito das convocatórias da ENUTC.

Convocatórias