• PROGRAMA
    CSA – Coordination and support action
  • DURAÇÃO
    48 meses (01/02/2021 – 31/01/2025)
  • ESTADO
    EM CURSO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    101006416
  • ORÇAMENTO TOTAL
    1 828 310,00€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    149 685,00€

ATHENA

Implementing gender equality plans to unlock the research potential of RPOs and RFOs in Europe

Objetivo do projeto

O projeto pretende apoiar Organizações de Desenvolvimento de Investigação (RPOs) e Organizações de Financiamento de Investigação (RFOs), no desenvolvimento e implementação de Planos de Igualdade de Género (PIG) com o objetivo de gerar mudanças institucionais sistémicas que favoreçam a Igualdade.

A implementação dos PIG permitirá fortalecer o tópico do género nos programas de investigação e desbloquear, igualmente este potencial nos países envolvidos no projeto, assim como melhorar o desempenho desta área nas universidades e em outras organizações, contribuindo para atingir os objetivos do Espaço Europeu da Investigação.

O projeto pretende remover barreiras ao recrutamento e progressão na carreira das investigadoras, incluir e fortalecer a dimensão de género em programas de investigação e abordar os desequilíbrios de género na tomada de decisões. Para atingir adequadamente esses objetivos, é necessário o apoio do mais alto nível de gestão das organizações que implementam os Planos de Igualdade de Género (PIGs).

Impacto para RAA

A nível regional, o FRCT irá promover o desenvolvimento e implementação de Planos de Igualdade de Género (PIG) em entidades regionais. No novo programa-quadro de financiamento I&I, Horizonte Europa, os PIG são um critério de seleção para instituições públicas integrarem projetos financiados. O projeto ATHENA pretende apoiar as organizações regionais a cumprirem esse o critério de elegibilidade, tornando-se mais competitivas para integrarem candidaturas.

Paralelamente, o projeto a nível regional tem o objetivo de contribuir para remover barreiras ao recrutamento e progressão na carreira das investigadoras, promovendo uma maior justiça social e de género na Região no Sistema Cientifico dos Açores.

O FRCT participa como líder do work package (WP) 7, dedicado à implementação de uma Estratégia e Plano de Comunicação e Disseminação. É, ainda, responsável, no âmbito do WP3, pelo desenvolvimento e implementação do Plano de Igualdade de Género do FRCT, como entidade financiadora de investigação.

Documentos

Ligações úteis