FRCT promove workshop A importância dos Planos de Igualdade de Género para as instituições na captação de financiamento externo de I&I.

27 SETEMBRO, 2022

O Fundo Regional da Ciência e Tecnologia promove  workshop online do projeto ATHENA com o objetivo de promover a elaboração dos Planos de Igualdade de Género em organizações de Investigação e Inovação públicas e/ou privadas.

O Plano de Igualdade de Género tornou-se um requisito essencial para a obtenção de financiamento de programas europeus. O projeto ATHENA, financiado pelo Programa-Quadro Horizonte 2020, pretende fomentar a igualdade de género, atenuando os obstáculos ao recrutamento e progressão na carreira das investigadoras, abordando os desequilíbrios de género nos processos de tomada de decisão.

Neste projeto, estão a ser desenvolvidos e implementados Planos de Igualdade de Género em oito Organizações de Investigação (RPOs) e Organizações de Financiamento à Investigação (RFOs) europeias com o objetivo de gerar mudanças institucionais sistémicas evitando futuros enviesamentos de género e práticas discriminatórias.

O FRCT, como parceiro do Athena, apresentará o seu Plano para a Igualdade de Género, como exemplo prático no workshop, com o intuito de partilhar os desafios, soluções e boas práticas encontradas durante a sua elaboração.

O Workshop contará com a participação da equipa de peritos de género da Universidade dos Açores, que acompanham cientificamente o FRCT no ATHENA, e com a Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social Solar, aproximando a temática e dinamizando um espaço de diálogo sobre os desafios na elaboração e implementação de Planos de Igualdade de Género nas organizações.

O workshop em formato online, terá lugar no dia 29 de setembro, das 14:00 às 15:40 horas.

A inscrição para o workshop é gratuita, mas obrigatória, disponível no seguinte endereço eletrónico https://bit.ly/3C6nixD.