Ocean ProTec.Lab – Exposição Profissões do Mar dos Açores na ALRAA

18 MAIO, 2021

A Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital afirmou ontem, no Faial, que a Formação Avançada em contexto empresarial é prova que a promoção da transferência de conhecimento, da academia para as empresas, “é o caminho certo a percorrer”.

Susete Amaro falava na primeira sessão, na Casa Manuel de Arriaga, da iniciativa “Sessões Públicas — Contribuição da Formação Avançada para o Ecossistema Regional de Inovação”, promovida pelo Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, que visou dar a conhecer os principais resultados dos projetos de investigação em contexto empresarial, no âmbito de medidas piloto de Formação Avançada.

As políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação “devem também responder às necessidades e exigências do mercado de trabalho”, e, desta forma, é imperioso “apostar e investir em dinâmicas que reforçam a interligação e as sinergias entre as empresas regionais, os centros de investigação e o Ensino Superior”, contribuindo assim, para o desenvolvimento cultural, económico, científico e tecnológico, disse.

A Secretária Regional acrescentou ainda que o Governo pretende “criar condições de atração e fixação de jovens investigadores em áreas estratégicas onde os Açores possam ser diferenciadores, afigurando-se como catalisador da inovação e do empreendedorismo”.

“É com este objetivo em mente que anunciamos a abertura de uma nova edição do concurso de Bolsas Pós-Doutoramento em Contexto Empresarial no segundo semestre de 2022”, afirmou a titular da Cultura, Ciência e Transição Digital.

A sessão contou com a presença de várias entidades, tais como a Câmara Municipal da Horta, a Câmara de Comércio da Horta, a Universidade dos Açores, o Okeanos, a Adeliaçor, e os bolseiros e seus orientadores das empresas.

A segunda sessão deste périplo aconteceu ontem também, no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, e, no dia 8 de abril, sexta-feira, terá lugar a sua última sessão, no Auditório da Biblioteca Pública de Ponta Delgada, em São Miguel.