O Fundo Regional da Ciência da Tecnologia participa na reunião da Parceria Europeia Biodiversa+ em Madrid

16 Setembro, 2022

O Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, participou, de 12 a 15 de setembro, em Madrid, nas diversas reuniões de consórcio da Parceria Biodiversa+ – “European Biodiversity Partnership – rescuing biodiversity to safeguard life on earth”, na qualidade de parceiro e entidade financiadora do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA).

Este encontro teve como objetivo a discussão e aprovação da lista dos 37 projetos a financiar na primeira convocatória conjunta da Parceria – “Supporting the protection of biodiversity and ecossystems across and and sea”, lançada a 1 de outubro de 2021, que o FRCT integra como entidade financiadora das equipas de investigação regionais. Das 209 pré-propostas elegíveis na 1.ª fase da convocatória, 109 foram convidadas a participar na 2.ª fase, incluindo 10 projetos de investigação que envolvem equipas do SCTA. A decisão final dos projetos aprovados para financiamento será anunciada muito em breve.

A reunião de consórcio, que conta com a participação de 46 organizações de financiamento de 34 países da União Europeia e países associados, visou ainda discutir as várias atividades do plano de trabalho para implementação do segundo ano da Biodiversa+.

No dia 15 de setembro, teve lugar o Workshop de Monitorização de Biodiversidade, com a participação da Comissão da Europeia, visando a definição das prioridades e necessidades partilhadas para a monitorização da biodiversidade a longo prazo, em toda a Europa.

Esta parceria, cofinanciada pelo Horizonte Europa, visa coordenar programas de investigação entre a União Europeia e os seus Estados-Membros e países associados, com o intuito de alimentar a formulação de políticas transformadoras e responder aos desafios societais relacionados com a perda de Biodiversidade e degradação de habitats.