Sessão de Esclarecimento: Bolsas Fulbright nos EUA com o apoio do Governo dos Açores

O FRCT irá realizar uma Apresentação Pública da convocatória para Bolsas Fulbright nos EUA, com o apoio do Governo dos Açores, no dia 13 de dezembro, às 14h00, no auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil em Ponta Delgada.

As Bolsas destinam-se a apoiar a realização de projetos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA, entre 4 e 9 meses, a investigadores de pré-doutoramento (alunos de doutoramento ou mestres ou licenciados) de nacionalidade portuguesa e residentes nos Açores.

A sessão é aberta, no entanto, para garantirmos os meios necessários, agradecemos a confirmação de presença, para o email frct@azores.gov.pt.

Missão transnacional do projeto iFADO – Lançamento de glider

O Governo Regional, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) – parceiro do projeto iFADO (Innovation in the Framework of the Atlantic Deep Ocean  – e o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP/Universidade dos Açores), irão participar no próximo dia 13 de novembro, na Horta, no lançamento de um veículo de superfície autónomo (glider).

Esta atividade, que se realizará no Porto da Horta, trata-se de uma missão transnacional enquadrada na apresentação de novas tecnologias envolvidas na monitorização da Diretiva Quadro da Estratégia Marinha (DQEM). Neste sentido, o projeto iFADO promove a integração destas tecnologias em missões de natureza regional e internacional, tendo em vista um conhecimento mais aprofundado de áreas marítimas extensas, como a correspondente ao Atlântico Norte.

O veículo autónomo, pertencente à Plataforma Oceánica de Canarias (PLOCAN) – parceiro do projeto, corresponde a um WaveGlider, estando equipado com uma série de sensores meteorológicos e oceanográficos para fins de monitorização oceanográfica. Este veículo, cujo lançamento contará com o apoio da equipa do FRCT e DOP, irá fazer pela primeira vez o percurso Açores-Canárias, prevendo-se que a sua chegada ao destino ocorra daqui a cerca de dois meses. A posição do WaveGlider, a rota percorrida e os dados científicos recolhidos poderão ser acedidos em tempo quase real.

Esta iniciativa trata-se da segunda parte da missão transnacional, sendo que no passado dia 22 de outubro já tinha sido lançado o veículo Slocum, do Instituto Marítimo da Irlanda (Foras na Mara), que durante 15 dias realizou a recolha de dados científicos ao largo da ilha do Faial.

Sessão de esclarecimento da convocatória “Biodiversity and Climate Change” –ERA-NET BiodivERsa3

O FRCT realizou, no dia 21 de outubro, na Universidade dos Açores, uma sessão de esclarecimento da Joint Call 2019-2020 “Biodiversity and Climate Change” no âmbito da BiodivERsa3 ERA-NET.

O encontro contou com a participação de investigadores regionais dos três polos da UAC nomeadamente de Ponta Delgada, Terceira e Faial.

O FRCT integra a presente convocatória, cujo valor global é de 24 milhões de euros, com o montante de 100 mil euros, destinando-se a colaborações com equipas de investigação regionais.

Para mais informações sobre esta convocatória, consulte http://frct.azores.gov.pt/noticia/convocatoria-biodiversia/

Apresentação pública do projeto iFADO – Sessão de palestras

No âmbito das suas atividades de comunicação, o projeto iFADO incentiva a participação, a troca de ideias e o fluxo de debates de âmbito científico e académico para o público em geral.

No dia 23 de outubro, adicionalmente à agenda comum da 5ª reunião do projeto, irá ser realizada uma apresentação pública do iFADO no Oceanic Café (Horta). Esta sessão, organizada pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) – parceiro iFADO e anfitrião das várias atividades do projeto previstas para a semana – visa contribuir para a sensibilização do público sobre a necessidade de um maior conhecimento do mar (literacia do oceano) e sobre a Diretiva Quadro da Estratégia Marinha (DQEM).

Para esse fim, três parceiros do projeto irão realizar breves apresentações que se debruçarão sobre o meio ambiente marinho, num local e atmosfera tradicionalmente associados à comunidade dos velejadores (sailing for pleasure community). O FRCT, através da equipa da Universidade dos Açores que presta apoio científico ao projeto, irá focar a sua apresentação na importância dos satélites para a observação do mar. Seguidamente, o parceiro francês NOVELTIS debruçar-se-á sobre as ferramentas que o cidadão comum tem à sua disposição para contribuir para um melhor conhecimento do meio ambiente marinho. Finalmente, uma investigadora da Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) apresentará os novos tipos de tecnologia envolvidos na monitorização oceânica.

H2020 Days @Azores

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e a Agência Nacional para a Inovação (ANI) irão realizar, no dia 8 de outubro de 2019, das 9:30 às 12:30, uma ação de capacitação do Horizonte 2020 denominada H2020Days@Açores, no NONAGON, Lagoa.

Este workshop será dinamizado pelo Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de Investigação e Inovação Horizonte 2020 (GPPQ) com o objetivo de discutir, de forma interativa, aspetos relevantes na preparação de candidaturas, assim como o novo programa Quadro Horizonte Europa.

Esta sessão aberta à comunidade I&D pretende alertar para as oportunidade de financiamento com potencial interesse para os Açores nos últimos concursos do H2020, como também, dar a conhecer o processo de preparação do programa Horizonte Europa, que terá início em janeiro de 2021.

Os interessados deverão inscrever-se através do link de inscrição https://docs.google.com/forms/, até dia 4 de outubro.

Consulte o programa em H2020Days

MacaroNight 2019 – Noite Europeia dos Investigadores – SCIENCE 4 FUTURE

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento dedicado à ciência e “à aprendizagem divertida”, que decorre desde 2005 na última sexta-feira do mês de setembro, juntando cientistas e gerações mais novas por toda a Europa num evento com atividades interativas e informais.

A Comemoração da “Noite Europeia dos Investigadores” nos Açores tem sido levada a cabo pelos Centros de Ciência sedeados na Região com o apoio do Governo dos Regional dos Açores desde 2010, passando a contar em 2018 e 2019 com a colaboração do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e com financiamento do Programa Horizonte 2020, através das ações Marie-Curie para a Noite dos Investigadores, com o projeto MacaroNight – Noite dos Investigadores da Macaronésia.

Em 2019, a Noite Europeia dos Investigadores” decorrerá no dia 27 de setembro, das 18:00 às 24:00, no Pavilhão do Portas do Mar, na cidade de Ponta Delgada. A entrada é livre e gratuita.

O projeto MacaroNight visa, por um lado, despertar a consciencialização pública sobre ciência, investigação e inovação, especialmente em áreas onde a Região tem desempenho e resultados excecionais e, por outro, incentivar os jovens a seguir carreiras nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Um outro objetivo deste evento é o reconhecimento público dos investigadores que participam na iniciativa, criando uma compreensão pública do impacto do trabalho dos mesmos no dia-a-dia dos cidadãos.

MacaroNight Açores 2019 Promo

MacaroNight Açores 2019 Aftermovie

Workshop de Formação para a Elaboração de Propostas ao SME Instrument

No âmbito do projeto FIMAC – Plataforma de Aceleração de PMEs através das Tecnologias do Futuro, o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada têm o prazer de convidar Sua Ex.ª para participar no Workshop de Formação para a Elaboração de Propostas ao SME Instrument, que se irá realizar no próximo dia 18 de julho, das 10h-13h, na Rua dos Mercadores, 63 – R/C – Sala 2, nas instalações Departamento de Formação de Ativos da CCIPD.

Este workshop conta com a presença da Dra. Cristina Gouveia, do Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de Investigação e Inovação Horizonte 2020.

A entrada é gratuita, mas é necessário efetuar a sua inscrição no  seguinte link https://forms.gle/AEGAGs4WDHuNCy1UA

Consulte o programa no seguinte link –  Workshop SME Instrument. 

Iniciativa TRANSFER +: Cerimónia de apresentação dos projetos de Pós-Doutoramento em contexto empresarial

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional de Ciência e Tecnologia, celebrará a assinatura de contratos de bolsas de Pós-Doutoramento em contexto empresarial através da Iniciativa TRANSFER +: Cerimónia de apresentação dos projetos de Pós-Doutoramento em contexto empresarial, no próximo dia 12 de julho, no TERINOV – Ilha Terceira.

As bolsas aprovadas para financiamento serão desenvolvidas no contexto de projetos de parceria entre empresas regionais e entidades de I&D do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores.

Consulte aqui os resultados do Concurso para Bolsas de Pós-Doutoramento em Empresas (CONCURSO PRO-SCIENTIA/FRCT/2018/M3.1.a/001).

Conferência “Living Labs Rurais e a Economia Circular: novas ferramentas para potenciar a inovação”

No dia 26 de Junho, o FRCT organiza a Conferência  “Living Labs Rurais e a Economia Circular: novas ferramentas para potenciar a inovação”, que terá lugar no TERINOV Azores, na ilha Terceira das 9h15 às 13h30.

O tema central desta conferência incidirá sobre Living Labs Rurais e sobre Inovação Aberta na agroindústria e enquadra-se no âmbito dos trabalhos e da reunião de consórcio do projeto LIVERUR.

O projeto LIVERUR é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa para a Investigação e Inovação, Horizonte 2020, sendo o FRCT é responsável pelo workpackage 5, que visa o desenvolvimento de ações piloto para a implementação de modelos de negócio de living lab.

Os “living labs” são ecossistemas de inovação aberta, centrada no usuário, que muitas vezes operam num contexto territorial, integrando os processos de investigação e inovação dentro de uma parceria público-privada e de pessoas (PPPP). O LIVERUR pretende expandir este modelo de negócio inovador designado de Living Lab entre regiões rurais.

A conferência será realizada na língua adotada pelo consórcio do projeto LIVERUR, o Inglês, a participação é aberta e gratuita, mas sujeita a inscrição clicando aqui para aceder ao link.  Solicitamos a confirmação até o dia 21 de junho de 2019.

Programa

Workshop – MATES Strategy Validation: Skills Intelligence to Boost Maritime Technologies

Workshop “MATES Strategy Validation – Skills Intelligence to Boost Maritime Technologies”

 28 de maio 2019 10.30-16.30 

L42 Business Center & Workspaces, 42 Rue de la Loi, 1040 Bruxelas, Bélgica 

No próximo dia 28 de maio, em Bruxelas, o consórcio do projeto MATES “Maritime Alliance for fostering the European Blue Economy through a Marine Technology Skilling Strategy” promoverá um workshop participativo, destinado à validação da Estratégia MATES.

O workshop, intitulado “MATES Strategy Validation – Skills Intelligence to Boost Maritime Technologies”, focará os resultados obtidos pelo projeto, com vista a colmatar o fosso entre as necessidades de competências e as oportunidades de formação disponíveis nos sectores da construção naval e das energias renováveis offshore.

Durante o workshop de validação da estratégia MATES, os participantes irão assistir à apresentação da visão geral dos dois setores e participar em discussões sobre: (i) necessidades de competências na indústria, (ii)desafios tecnológicos enumerados como disruptivos, levando a cenários futuros e linhas de ação que superarão a escassez de capacitação nos setores.

Se trabalha no setor da construção naval ou das energias renováveis offshore, ou se se interessa pelas áreas da indústria, educação ou setor público, será muito bem-vindo para participar no workshop.

Para mais informações sobre o evento, aceda a https://www.projectmates.eu/mates-strategy-validation-workshop-may-2019/, ou contacte-nos através do e-mail mates@cetmar.org.

O projeto MATES (refª EACEA 2017-3114/001-001) decorrerá entre 2018 e 2021, sendo cofinanciado pelo Programa ERASMUS+ da Comissão Europeia, e fazendo parte integrante das Alianças de Competências Setoriais (Sector Skills Alliances).

Página seguinte »