Ahh! Ciência nos Açores – minissérie a partir de 27 de novembro na RTP Açores

20 NOVEMBRO, 2020

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e a Direção Regional de Ciência e Tecnologia (DRCT) assinalam, a 27 de novembro, as comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia, com a estreia de uma minissérie dedicada à Ciência nos Açores.

A 27 de novembro, antes do telejornal da RTP Açores, será transmitido o primeiro de sete episódios semanais da série “Ahh! Ciência nos Açores”, dirigida às crianças do 1.º e 2.º ciclo e às suas famílias, com o intuito de festejar a Noite Europeia dos Investigadores.

Cada Centro de Ciência vai divulgar o que de melhor existe na ciência nos Açores na sua área, desde a vulcanologia (Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores – OVGA), ao meio ambiente (Observatório do Ambiente dos Açores – OAA), do espaço (Observatório Astronómico de Santana – Açores – OASA) ao mar (Observatório do Mar dos Açores – OMA), sem esquecer  os microrganismos (Observatório Microbiano dos Açores – OMIC) e as espécies endémicas (Expolab – Centro de Ciência Viva) surpreendendo as crianças e as suas famílias com atividades, experiências e entrevistas a investigadores.

Para a edição de 2020, que se pretende totalmente digital devido à pandemia, foi ainda lançado o website oficial www.macaronightacores.pt onde as crianças, professores e pais têm acesso a diversas atividades, jogos, experiências e a informação sobre os centros de ciência.

Decorre igualmente, até 18 de dezembro, o concurso “Mala de Ciência”, onde as crianças do 1.º e 2.º ciclo são desafiadas a construírem um protótipo sobre um facto, descoberta ou instrumento científico que tenha aplicação nos Açores e a realizarem a gravação de um vídeo (https://frct.azores.gov.pt//noticia/concurso-mala-de-ciencia )

O projeto MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia, realiza-se ao abrigo do financiamento do Programa Horizonte 2020, através das ações Marie Skłodowska-Curie para a Noite Europeia dos Investigadores, sendo celebrado em simultâneo nos Açores, Madeira e Canárias e Cabo Verde. É coordenado pelo La Palma Research Centre e conta como parceiros com o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Universidade da Madeira o Governo das Canárias, a Fundação da Universidade de La Laguna e a Fundação do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Las Palmas de Gran Canária.