• PROGRAMA
    INTERREG MAC 2014-2020 | 2ª Convocatória
  • DURAÇÃO
    48 meses (01/12/2019 – 31/12/2023)
  • ESTADO
    EM CURSO
  • Nº DE GRANT AGREEMENT
    MAC2/2.3d/323
  • ORÇAMENTO TOTAL
    1.314.477,68 €
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    70.588,24 €

DataLab

Melhorar a competitividade das empresas do setor turístico e tecnológico do espaço de colaboração mediante a definição, desenvolvimento e execução de uma Estratégia com base em Big Data

Objetivo do projeto

O DATALAB tem como principal objetivo melhorar a competitividade das empresas do setor turístico e tecnológico do espaço de colaboração da Macaronésia mediante a definição, desenvolvimento e execução de uma estratégia com base no Big Data e na analítica de dados relativos às tendências e comportamentos do turismo.

O projeto visa desenvolver uma plataforma de gestão da informação turística digital que promova a criação, o uso e o aproveitamento de dados do setor do turismo com base na proposta de estratégia desenvolvida anteriormente no âmbito do projeto SMARTDEST. Para isto, identificará fontes de informação para alimentar uma Plataforma de Big Data articulada com soluções tecnológicas, que permitam um melhor conhecimento do perfil dos visitantes, incluindo os seus hábitos de consumo e o comportamento no destino. Será ainda promovida a cooperação tecnológica entre os diferentes pilotos no espaço MAC, com base no princípio de inovação aberta, melhorando a transferência de conhecimento e competitividade das empresas dos destinos turísticos envolvidos no consórcio (Açores, Madeira, Canárias e Cabo verde), projetando a nível internacional as PMEs do espaço de colaboração.

Impacto para RAA

O Projeto DATALAB visa acompanhar a Agenda Europeia em matéria de digitalização no turismo, fomentando a transferência de conhecimento entre as regiões participantes, acompanhando o crescimento do turismo e fornecendo ferramentas tecnológicas e inovadoras.

O DATALAB possui forte impacto no estabelecimento de redes e parcerias com o SCTA, sendo que o FRCT integra o DATALAB como beneficiário, sendo responsável pela implementação do projeto nos Açores.

O FRCT integra o DATALAB como beneficiário, sendo responsável pela implementação do projeto nos Açores.

Resultados

O projeto visa o desenvolvimento de uma plataforma de gestão da informação turística digital que promova a criação, o uso e o aproveitamento de dados do setor do turismo com base na proposta de estratégia desenvolvida anteriormente no âmbito do projeto SMARTDEST.
O FRCT foi responsável pelo desenvolvimento de 2 documentos: Proposta para a Estratégia de Gestão da Informação Turística Digital nos Açores e o Catálogo de Soluções Tecnológicas e Fontes de Informação.

  • Proposta para a Estratégia de Gestão da Informação Turística Digital nos Açores
  • Proposta para a Estratégia de Gestão da Informação Turística Digital nos Açores
    Catálogo de soluções tecnológicas e fontes de informação
    Consulte aqui.