- PROGRAMADirectorate-General Environment | Call for Proposal
- DURAÇÃO45 meses (01/11/2019 – 31/07/2023)
- ESTADOCONCLUÍDO
- Nº DE GRANT AGREEMENT07.027735/2019/SI2.808239/ENV.D2
- ORÇAMENTO TOTAL1.499.282,00€
- ORÇAMENTO DO FRCT179.088,24€
- WEBSITE
MOVE-ON
From MOVE case studies to anchor projects- setting the ground to advance MAES in Europe’s overseas
Objetivo do projeto
O trabalho desenvolvido no âmbito do projeto MOVE destacou os passos seguintes necessários à implementação da abordagem MAES (Mapeamento e Avaliação de Ecossistemas e seus Serviços) nas regiões ultraperiféricas (RUPs) e nos países e territórios ultramarinos (PTUs) da União Europeia.
O projeto MOVE-ON pretende desenvolver quatro Projetos Âncora para avançar na implementação da abordagem MAES naquelas regiões. Estes projetos irão abranger ecossistemas marinhos e terrestres em diferentes localizações e escalas geográficas, englobando todo o espectro desde o desenvolvimento metodológico ao apoio à tomada de decisão. O projeto MOVE-ON pretende contribuir para as políticas e metas da UE e internacionais, desenvolvendo e divulgando diretrizes de boas práticas e recomendações de políticas para melhorar o estado de saúde dos ecossistemas.
Impacto para RAA
O projeto MOVE-ON dará um contributo concreto para o exercício da abordagem MAES (Mapeamento e Avaliação de Ecossistemas e seus Serviços). Prevê-se que o projeto (i) disponibilize contribuições tangíveis das Regiões Ultraperiféricas da UE para a iniciativa MAES, (ii) teste a integração das metodologias MAES (incluindo a Lista Vermelha de Ecossistemas da IUCN) em territórios específicos e (iii) partindo do conhecimento existente, crie e fortaleça uma comunidade científica e técnica da abordagem MAES nos territórios ultramarinos da EU.
Com o desenvolvimento do Projeto Âncora na região da Macaronésia, o MOVE-ON contribuirá para renovar e manter o envolvimento dos atores locais da RAA, assim como a partilha de informação com relevância nas questões dos serviços dos ecossistemas dos Açores, apoiando e capacitando a política regional de biodiversidade e a tomada de decisão nos Açores.
Responsabilidades no projeto:
O FRCT integra o projeto MOVE-ON como coordenador, sendo responsável por assegurar a sua implementação efetiva (componentes técnica, administrativa e financeira), bem como toda a articulação com a entidade financiadora e assegurando a visibilidade e disseminação dos principais resultados. O FRCT também participa nas restantes atividades, nomeadamente na integração e implementação dos métodos em projetos âncora regionais, um dos quais a ser implementado na Macaronésia, e na produção e divulgação de diretrizes de boas práticas e recomendações políticas.
Outras entidades Regionais envolvidas: Direção Regional do Ambiente (DRA); Universidade dos Açores-Fundação Gaspar Frutuoso
Resultados
- Achor Project Factsheets
- Final Booklet
- Deliverable 4.5 - Roadmap for the implementation of the ORs and OCTs Ecosystems Knowledge Network
- Deliverable 5.3 - Report and policy guidelines for a more effective implementation of EU and international policies
- Macaronesia Anchor Project Report
- French Guiana Anchor Project Report
- Reunion Island Anchor Project Report
- South Atlantic Anchor Project Report