Projeto MOVE-ON conclui plano de trabalhos com sucesso

09 novembro, 2023

O projeto MOVE-ON, sob a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, concluiu com sucesso a sua missão após 45 meses, terminando o seu ambicioso plano de trabalhos em setembro de 2023.

Este projeto implementou um conjunto de atividades, com o objetivo de superar as barreiras existentes para o avanço da metodologia de Mapeamento e Avaliação dos Ecossistemas e seus Serviços (MAES) em regiões ultraperiféricas (RUP) e países e territórios ultramarinos (PTU) da União Europeia, através da implementação de quatro Projetos Âncora na Guiana Francesa, Ilha da Reunião, Macaronésia e na região do Atlântico Sul.

Nos Açores, com a colaboração da Universidade dos Açores, Direção Regional das Políticas Marítimas e Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, o projeto implementou um estudo piloto para o mapeamento de habitats marinhos na área circundante do ilhéu de Vila Franca do Campo (Ilha de São Miguel) e a avaliação de serviços de ecossistema, enfatizando a importância do mapeamento de habitats marinhos para o estabelecimento de áreas marinhas protegidas e a definição de seus limites para preservação de habitats essenciais e de elevado valor ecológico e socioeconómico.

Através do MOVE-ON, hoje as RUP e PTU participantes no projeto, estão munidos de conhecimento, ferramentas e metodologias, necessários para enfrentar os desafios atuais e futuros relacionados com a biodiversidade, ecossistemas e proteção da natureza. Como prova de seu empenho, os parceiros do MOVE-ON assinaram voluntariamente um compromisso ‘pledge’ durante a reunião final do projeto, para dar continuidade a algumas atividades, preenchendo a lacuna entre a investigação em biodiversidade e a formulação de políticas nas RUPs e PTUs da União Europeia, para além do término do projeto.

Para mais informações do projeto MOVE-ON, consulte https://frct.azores.gov.pt/projecto/move-on/ e, a sua página oficial, https://moveon-project.eu/homepage/.