- PROGRAMACall for Proposal
 
- DURAÇÃO64 meses (04/01/2018 – 30/04/2023)
 
- ESTADOCONCLUÍDO
 
- Nº DE GRANT AGREEMENTMAES/OR/OCT 2 / 07.027735/2018/776517/SUB/ENV.D2
 
- ORÇAMENTO TOTAL1 060 781€
 
- ORÇAMENTO DO FRCT256 375€
 
- WEBSITE
MOVE
Facilitating MAES to support regional policy in OVerseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources
Objetivo do projeto
projeto piloto MOVE procura envolver decisores políticos, investigadores e a sociedade civil no desenvolvimento de metodologias de cartografia e avaliação do estado dos ecossistemas e dos seus serviços nas Regiões Ultraperiféricas (RUPs) e nos Países e Territórios Ultramarinos (PTUs) da União Europeia. Defende-se uma abordagem coordenada e sinérgica para transformar em ativos a fragmentação geográfica, política e da base de conhecimentos dessas entidades, congregando recursos e criando instrumentos de participação robustos.
O MOVE conta com a colaboração e conhecimento de um painel de peritos que contribuirá para a validação técnica e científica dos resultados:
- Ciprian Ionescu (WWF France, França)
- Evangelia (Valia) Drakou (Universidade de Twente, Países Baixos)
- Mario V Balzan (Instituto de Ciências Aplicadas, Faculdade de Artes, Ciência e Tecnologia de Malta, Malta)
- Ricardo Serrão Santos (Membro permanente das comissões de pesca e da agricultura e desenvolvimento rural do Parlamento Europeu, agora Ministro do Mar de Portugal)
Para promover e facilitar a interação entre os diferentes atores locais envolvidos nos casos de estudo e outros participantes interessados no projeto, o MOVE conta com um Fórum de discussão que pode ser acedido aqui.
Impacto para RAA
O MOVE permitirá envolver os principais atores da RAA em matéria de mapeamento e avaliação dos serviços dos ecossistemas, dinamizando e fomentando os trabalhos desenvolvidos na área. O MOVE é um projeto piloto que inclui os Açores como um dos oito casos de estudo desenvolvidos, permitindo testar e implementar a metodologia MAES na região, fornecendo metodologias e diretrizes de boas práticas, contribuindo para que a UE assuma a liderança mundial neste domínio e disponibilizando cartografia dos serviços dos ecossistemas nos Açores.
O FRCT é Coordenador do projeto, assegurando a implementação e execução do mesmo, relativamente à coordenação e gestão das componentes técnica, administrativa e financeira, assim como estabelecendo a articulação com Comissão Europeia.
O FRCT também lidera a Atividade que procura facilitar a abordagem MAES nos territórios Europeus ultramarinos, assegurando uma correta implementação de oito casos de estudos, um dos quais desenvolvido na Região dos Açores.
Outras entidades Regionais envolvidos: Direção Regional do Ambiente (DRA); Universidade dos Açores – Fundação Gaspar Frutuoso
 Factsheet Factsheet
 Report State of the Art of MAES in ORs and OCTs Report State of the Art of MAES in ORs and OCTs
 Report Scientific research on mapping and assessment of ecosystems and their services in the EU Overseas Report Scientific research on mapping and assessment of ecosystems and their services in the EU Overseas
 Booklet: MOVE project main outcomes and results Booklet: MOVE project main outcomes and results





 Esta é uma presença online oficial do
 Esta é uma presença online oficial do