Fundo Regional da Ciência e Tecnologia
Subscreva a nossa newsletter
Esta é uma presença online oficial do Governo dos Açores
Objectivo
O objetivo principal consiste em definir uma estratégia de salvaguarda do património arquivístico religioso dos Açores, partindo de algumas das suas principais sedes paroquiais.
Pretende-se dar a conhecer o conteúdo intelectual dos acervos documentais e promover a conservação do suporte material dos mesmos, resguardando, desta forma, a sua integridade absoluta e funcional e reconhecendo o seu inquestionável valor como testemunho histórico.
Os objetivos secundários encontram-se destinados a:
Resultados & Impacto
O impacto primordial do presente trabalho de investigação consiste na criação de mecanismos de salvaguarda dos documentos históricos armazenados nos principais arquivos paroquiais da região, alcançada através da aplicação de uma política de preservação eficaz a longo prazo e sustentada numa gestão integrada de riscos.
Após ser atingidos pelas pretendidas ações a executar, os arquivos integrados nas sedes eclesiásticas, considerados registos da memória da R.A.A., estarão mais próximos de transformar-se em verdadeiros centros da informação, deixando de ser apenas meros depósitos.
Os resultados esperados podem ser resumidos nos seguintes itens:
Documentos
“A conservação e o acesso às fontes documentais nas paróquias: o arquivo da Sé de Angra do Heroísmo”
Consulte aqui.