• Duração
    7 anos (1 de outubro 2021 – 30 setembro 2028)
  • Contactos Regionais
    Carolina Parelho
    Email: [email protected]

    Telefone: +351 296 241 877

Biodiversa+

The European Biodiversity Partnership

A Parceria Biodiversa+ é uma ferramenta integrante da Estratégia Europeia para a Biodiversidade para 2030, que pretende coordenar programas de investigação entre a UE e os seus estados-membros e países associados, com o intuito de alimentar a formulação de políticas transformadoras e responder aos desafios societais relacionados com a perda de Biodiversidade e degradação de habitats. É uma Parceria pública-pública, cofinanciada pelo Horizonte Europa, com um orçamento global de 800 milhões de euros, a ser implementada ao longo de 7 anos e 6 convocatórias conjuntas.

A Biodiversa+ reúne 74 agências de financiamento, autoridades ambientais, ministérios do ambiente, ciência e investigação, bem como agências de proteção ambiental de 36 países europeus, juntando esforços e recursos financeiros para transpor as diretrizes e metas estabelecidas pela UE em matéria de biodiversidade, de forma harmonizada.

O Governo Regional dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), integra o consórcio da Biodiversa+ com duas principais funções:

  • Promoção da internacionalização do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, com o papel de agência financiadora das equipas científicas regionais que integram projetos aprovados no âmbito das convocatórias conjuntas;
  • Participação nos esquemas harmonizados de monitorização da biodiversidade, com a colaboração das entidades públicas regionais competentes, facilitando implementação de políticas relacionadas com a biodiversidade e serviços de ecossistemas nos Açores.

A participação do FRCT nesta Parceria facilita a implementação da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 na Região Autónoma dos Açores (RAA), através da transmissão e partilha de informação, ferramentas e evidências às entidades regionais responsáveis pela monitorização e comunicação da biodiversidade no contexto regional, promovendo a colaboração contínua a diferentes níveis e escalas. Ao financiar as equipas regionais nos projetos de investigação e inovação (I&I), no âmbito das convocatórias da Biodiversa+, o FRCT pretende consolidar o potencial científico e tecnológico dos Açores e incentivar a criação de sinergias transregionais e internacionais que projetem os Açores no Espaço Europeu de Investigação, captando financiamento externo para a RAA e reforçando o eixo económico baseado em I&I.

No âmbito da Atividade 2 desta Parceria – Promover e apoiar a monitorização transnacional da biodiversidade, o FRCT implementa um Piloto de Monitorização da Biodiversidade nos Açores, abrangendo temas prioritários relacionados com a monitorização de espécies exóticas invasoras, biodiversidade do solo e governança, interoperabilidade e harmonização de dados de biodiversidade. A implementação deste Piloto na RAA, é apoiada pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através da colaboração direta com a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

Projetos I&D com participação regional

Equipa
Universidade dos Açores (Azorean Biodiversity Group; ce3c – Centre for Ecology, Evolution and Environmental) – Açores, Portugal

  • Dr. Paulo Borges
  • Dra. Isabel Amorim
  • Dra. Rosalina Gabriel
  • Dr. Fernando Pereira

Website
www.biodiversa.eu

Equipa
Instituto do Mar – Açores, Portugal

  • Dra. Cláudia Oliveira
  • Dr. Pérez-Jorge Sergi

Website
www.biodiversa.eu

Equipa
Atlantic Naturalist Association – Açores, Portugal

  • Dra. Gisela Dionísio
  • Dr. José Pereira

Website
www.biodiversa.eu

Equipa
Universidade dos Açores (OKEANOS – Instituto de Investigação em Ciências do Mar) – Açores, Portugal

  • Dra. Mónica Silva
  • Dra. Irma Cascão

Website
www.biodiversa.eu

Ligações úteis

BiodivNBS | 2023-2024