Os Açores estão na vanguarda da monitorização da biodiversidade

6 Março, 2024

O Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, participa num ambicioso programa piloto de monitorização da biodiversidade.

A Biodiversa+ – parceira europeia para a biodiversidade – promove este programa piloto desde janeiro de 2023, envolvendo atualmente a participação de 21 entidades parceiras de 20 países, incluído os Açores. O programa piloto implementado nos Açores, aborda temas estratégicos que visam fortalecer a inovação na política pública regional em matéria de biodiversidade, nomeadamente:

  • Monitorização de Espécies Exóticas Invasoras – com a aplicação de novos métodos para monitorização de espécies, com foco em plantas e insetos, usando técnicas de reconhecimento de imagem baseadas em visão computacional e “deep learning” para identificação de espécies de interesse, de forma rápida e económica.
  • Biodiversidade do Solo em Florestas Naturais e Protegidas – O programa combina métodos morfológicos tradicionais e baseados em DNA, desenvolvendo procedimentos padronizados para avaliação e monitorização da biodiversidade do solo.
  • Governança, interoperabilidade de dados – visa apoiar a criação de um Centro de Coordenação de Monitorização da Biodiversidade na Europa

A participação do FRCT neste programa piloto visa facilitar a implementação da Estratégia Europeia de Biodiversidade para 2030 na Região Autónoma dos Açores, através da veiculação e partilha de informação, ferramentas e evidências às entidades regionais responsáveis pela monitorização e reporte da biodiversidade.

No âmbito deste programa piloto, em 2024, pretende-se aumentar a cobertura territorial nos Açores, melhor contribuindo para a eficácia na proteção da biodiversidade única desta região.

A Parceria Biodiversa+ coordena programas de investigação entre a UE e os seus estados-membros e países associados, com o intuito de alimentar a formulação de políticas transformadoras e responder aos desafios societais relacionados com a perda de biodiversidade e degradação de habitats.

Os relatórios intermédios deste programa piloto de monitorização da biodiversidade, podem ser consultados nas seguintes hiperligações: