- PROGRAMAPrograma Operacional Açores 2020
- DURAÇÃO24 meses (01/10/2020 – 31/09/2022)
- ESTADOCONCLUÍDO
- ORÇAMENTO DO FRCT93 386.26€
Plano de Internacionalização
Plano de Ação para a Internacionalização do FRCT no âmbito da Rede Europeia ERRIN
Objetivo do projeto
Este projeto visa impulsionar a cooperação e a participação em redes temáticas de Investigação & Inovação (I&I) europeias relevantes para o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores através da rede ERRIN – European Regions Research and Innovation Network, incrementando o envolvimento dos Açores no espaço de I&I europeu. Considera-se que a integração em redes europeias, como a ERRIN, possibilitará ampliar e promover as iniciativas e ações de networking de cariz internacional, através da participação do FRCT, enquanto mediador e promotor, junto dos stakeholders regionais e do SCTA. Pretende-se ainda usufruir de novas oportunidades de financiamento e integrar novos projetos, quer no Horizonte 2020, quer no futuro Horizonte Europa.
Este Plano de Ação está assento em três eixos, quatro medidas e diversas ações estreitamente relacionadas com os objetivos específicos do plano, relevando a importância da ERRIN para a concretização das mesmas.
Impacto para RAA
Este Plano permitirá consolidar o potencial científico e tecnológico dos Açores mediante a abertura de um canal de comunicação e networking que permita o estabelecimento de sinergias transregionais e europeias. Reforçará a presença dos Açores no Espaço Europeu de Investigação e Inovação, permitindo aumentar os índices de participação do SCTA em programas de financiamento europeus/internacionais.
Com a adesão dos Açores à rede ERRIN, através do FRCT, será possível fomentar a internacionalização e incrementar capacidades regionais em matéria de I&I através da integração e seguimento dos diferentes grupos de trabalho, Working Groups (WG), que abrangem diferentes áreas estratégicas de I&I, alinhadas com a RIS3 Açores.
O FRCT é responsável por implementar o projeto na sua íntegra.