Oceano, alterações climáticas e o desafio da sustentabilidade nos Açores – Ciência, comunicação e poder no contexto da autonomia

  • Estado
    ONGOING
  • Nome
    Aurora Maria Agostinho Ribeiro
  • Entidade de acolhimento
    Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
  • Universidade que atribui o grau
    Universidade de Lisboa

Objectivo

A crise ecológica, as alterações climáticas e o oceano formam um complexo inextricável. Concepções económicas com visões utilitárias da natureza têm causado desequilíbrios graves no estado do oceano, com impacto na degradação dos ecossistemas e na perda de biodiversidade. A responsabilidade pela recuperação do equilíbrio ecológico e social tem vindo a fazer-se sob a orientação da sustentabilidade, recaindo nos decisores políticos e na comunidade científica, que se convocam mutuamente nessa demanda.

O objetivo deste projeto é identificar os principais atores políticos e científicos envolvidos na governança do mar dos Açores, como têm comunicado entre si perante o crescente desafio ambiental e como a partilha de conhecimento entre ambos tem contribuído para transformar a forma como a sociedade açoriana se relaciona com o oceano. Investigar práticas de agenciamento e decisão, sejam eles bem sucedidas ou não, é um processo reflexivo determinante para o processo de transformação social e ecológico em curso.