PILAR II
Internacionalização
O FRCT visa a promoção da internacionalização do ecossistema de Investigação e Inovação dos Açores, facilitando a captação de financiamento externo.
PILAR II
O FRCT visa a promoção da internacionalização do ecossistema de Investigação e Inovação dos Açores, facilitando a captação de financiamento externo.
A captação de recursos em programas europeus representa um dos principais meios para a promoção, desenvolvimento e internacionalização da ciência e tecnologia na Região Autónoma dos Açores (RAA).
O Plano de Internacionalização da Ciência e Tecnologia (C&T) dos Açores, estabelecido pela Resolução do Conselho do Governo n.º 49/2018 de 14 de maio de 2018, indica o FRCT como uma das entidades responsáveis pela implementação de medidas que visam a internacionalização da C&T dos Açores, com base nas competências que lhe estão atribuídas para assumir a responsabilidade de facilitador e dinamizador desta estratégia.
O FRCT tem uma ação transversal a todos os departamentos do Governo Regional dos Açores, relativamente à participação regional em programas, projetos e iniciativas que impliquem financiamento externo à RAA, como consignado pelo DLR 11/2020/A de 11 de fevereiro de 2020.
Considerando a oportunidade de reforçar o posicionamento dos Açores no Espaço Europeu da Investigação e Inovação (I&I), é crucial facilitar e incentivar o acesso dos diversos atores regionais, às iniciativas e aos programas europeus. É necessário, ainda, garantir a articulação entre as diversas entidades regionais e as autoridades de gestão e organismos intermédios dos programas operacionais.