Governo dos Açores promove workshop para estimular participação regional em programas de financiamento europeu

6 de Março de 2020

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, organiza segunda-feira, 9 de março, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, um workshop intitulado “FORWARD 2020: +Capacitação +Participação”.

Este evento, que terá lugar entre as 9h30 e as 13h00, no edifício das Ciências Exatas, decorre no âmbito do projeto FORWARD – Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, que arrancou em janeiro do ano passado e tem uma duração de 36 meses, sendo financiado pelo Horizonte 2020, num valor superior a quatro milhões de euros.

O objetivo do FORWARD é reforçar a participação das Regiões Ultraperiféricas da União europeia nos programas-quadro de financiamento europeu na área da investigação e inovação atuais, como o Horizonte 2020 (2014-2020), e futuros, como o Horizonte Europa (2021-2027).

Durante o workshop serão apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do primeiro ano do FORWARD, em particular a elaboração dos diagnósticos dos ecossistemas de inovação dos Açores e das RUP, bem como as oportunidades de financiamento disponíveis no âmbito dos programas-quadro.

O projeto FORWARD reúne as nove RUP da União Europeia, integrando 24 parceiros representativos dos diferentes ecossistemas de inovação e investigação destas regiões.

Os Açores estão representados por três entidades, nomeadamente o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, enquanto coordenador regional, a Universidade dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

Com o fim do atual programa-quadro Horizonte 2020 e o início do novo ciclo financeiro, através do programa de financiamento Horizonte Europa, é necessário salvaguardar a importância das RUP na União Europeia no que respeita ao seu potencial de inovação e investigação.

Através de iniciativas como o workshop “FORWARD 2020: +Capacitação +Participação”, o Governo Regional pretende dar a conhecer a importância da participação dos Açores em programas comunitários para a inovação e investigação regional, bem como a evolução da capacidade dos atores regionais do ecossistema I&I, de forma a potenciar o papel dos Açores e de outras Regiões Ultraperiféricas no sistema de inovação e investigação europeu e internacional.

GaCS/GM

Susete Amaro sublinha importância de promover a investigação aplicada em contexto empresarial

7 ABRIL, 2022

A Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital afirmou ontem, no Faial, que a Formação Avançada em contexto empresarial é prova que a promoção da transferência de conhecimento, da academia para as empresas, “é o caminho certo a percorrer”.

Susete Amaro falava na primeira sessão, na Casa Manuel de Arriaga, da iniciativa “Sessões Públicas — Contribuição da Formação Avançada para o Ecossistema Regional de Inovação”, promovida pelo Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, que visou dar a conhecer os principais resultados dos projetos de investigação em contexto empresarial, no âmbito de medidas piloto de Formação Avançada.

As políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação “devem também responder às necessidades e exigências do mercado de trabalho”, e, desta forma, é imperioso “apostar e investir em dinâmicas que reforçam a interligação e as sinergias entre as empresas regionais, os centros de investigação e o Ensino Superior”, contribuindo assim, para o desenvolvimento cultural, económico, científico e tecnológico, disse.

A Secretária Regional acrescentou ainda que o Governo pretende “criar condições de atração e fixação de jovens investigadores em áreas estratégicas onde os Açores possam ser diferenciadores, afigurando-se como catalisador da inovação e do empreendedorismo”.

“É com este objetivo em mente que anunciamos a abertura de uma nova edição do concurso de Bolsas Pós-Doutoramento em Contexto Empresarial no segundo semestre de 2022”, afirmou a titular da Cultura, Ciência e Transição Digital.

A sessão contou com a presença de várias entidades, tais como a Câmara Municipal da Horta, a Câmara de Comércio da Horta, a Universidade dos Açores, o Okeanos, a Adeliaçor, e os bolseiros e seus orientadores das empresas.

A segunda sessão deste périplo aconteceu ontem também, no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, e, no dia 8 de abril, sexta-feira, terá lugar a sua última sessão, no Auditório da Biblioteca Pública de Ponta Delgada, em São Miguel.