PILAR I
Formação Avançada
A Formação Avançada é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento científico da Região. Como entidade regional com competências na atribuição de apoios à formação avançada, através do Pro-Scientia, o FRCT aposta numa formação avançada de qualidade, contribuindo para a consolidação de massa crítica e a promoção da inovação na RAA.
A Região Autónoma dos Açores (RAA), tem vindo a apostar na expansão do pool de ativos com Formação Avançada, principalmente, desde 2020, com o principal objetivo de mitigar défices quantitativos e qualitativos que caracterizavam a sua base de capital humano qualificado.
Para dar continuidade ao reforço do desenvolvimento inovador, científico e tecnológico da RAA, em relação ao contexto nacional e europeu, o financiamento na Formação Avançada regional continua a ser condição fulcral e imprescindível.
O FRCT, através da concessão de bolsas de investigação de ciência e tecnologia, visa reforçar as oportunidades de qualificação avançada da RAA, promover o avanço da Investigação e Inovação (I&I) nos Açores, renovar a massa critica e fomentar a competitividade das entidades, contribuindo para o desenvolvimento da economia regional.
Números relevantes
Bolsas financiadas
pelo FRCT 2012-2023
Investimento em 2023
Do investimento total
do FRCT em 2023
Bolsas
A materialização dos instrumentos de apoio à Formação Avançada financiados pelo FRCT traduziu-se maioritariamente em bolsas de investigação individuais em diversas tipologias e áreas científicas, que contribuíram de forma decisiva para um aumento do potencial de valorização científica, económica e social para a RAA.
Saber mais
Concursos
Na prossecução de uma política pública de formação avançada assente na investigação e inovação, o FRCT é responsável pela abertura de Concursos para Bolsas de Investigação ao abrigo do seu Regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e do Estatuto do Bolseiro de Investigação. Cada concurso é específico e regulamentado através de edital próprio.