O segundo concurso da Parceria Europeia para a Economia Azul Sustentável (SBEP) visa apoiar projetos transnacionais de investigação e inovação, com duração de 36 meses, que contribuam para a transformação de uma economia azul para um futuro mais resiliente e para os objetivos de neutralidade carbónica, seguindo uma abordagem direcionada para o seu impacto.
Este concurso é cofinanciado pela Comissão Europeia e reúne recursos financeiros nacionais e regionais, através da participação de 38 organizações de financiamento de 26 países, nomeadamente, 20 Estados-Membros, 5 países associados e 1 país terceiro.
As propostas a submeter devem considerar um mínimo de duas bacias marítimas europeias e avaliar o impacto da proposta em várias bacias. As propostas podem abordar mares regionais europeus, como o Mar Adriático, o Mar Egeu, o Ártico, o Mar de Barents, o Mar Céltico, etc., mas devem incluir, pelo menos, duas bacias marítimas europeias diferentes: o Mar Báltico, o Mar Negro, o Mar Mediterrâneo, o Mar do Norte e o Oceano Atlântico