SBEP

Parceria da Economia Azul Sustentável

A Parceria da Economia Azul Sustentável (SBEP) visa conceber, dirigir e apoiar uma transição justa e inclusiva para uma regenerativa, resiliente e sustentável economia azul, impulsionando a transformação necessária na UE para uma economia neutra para o clima, sustentável, produtiva e competitiva até 2030. A SBEP irá fornecer soluções para reforçar as interfaces entre a UE e as políticas científicas internacionais nos domínios marítimos e relacionados com o mar das estratégias da UE vigentes no Acordo Ecológico Europeu e na Europa Digital, através do alinhamento das prioridades nacionais, regionais e de I&I da UE, reunindo a ciência, indústria, política e sociedade. Contribuirá também para acelerar a recuperação pós-pandémica e a resiliência.

De modo que os Açores acompanhem a implementação da Parceria, durante o período de 2023-2025 o FRCT lidera o Work package (WP) 3 “Implementação de Concursos”, ou seja, o processo de implementação de convites à apresentação de propostas de projetos de I&I, que incluirá as primeiras atividades de concursos conjuntos, desde a preparação técnica dos textos de convocatórias para projetos de investigação (tarefa liderada pelo FRCT), lançamento, avaliação (primeira e segunda fase) e convite à segunda fase. Além disso, a WP 3 inclui a preparação técnica de outros tipos de concursos, p.e. partilha a de infraestruturas, redes de jovens profissionais e convites temáticos de programação anual.

Através desta Parceria, pretende-se contribuir para o fortalecimento da política pública regional no âmbito do mar, nomeadamente ao nível da inovação. As implementações das atividades poderão vir a ser vocacionadas para os interesses e prioridades regionais nesta matéria, em articulação com a Direção Regional das Políticas Marítimas/Secretaria Regional do Mar e das Pescas.

Relacionados