Recém-doutorados podem candidatar-se a bolsas para integrarem mercado de trabalho regional

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, lançou um concurso para atribuição de uma dezena de bolsas de financiamento para recém-doutorados integrarem o mercado de trabalho regional.

O concurso DOC-PROF, que corresponde a um investimento de cerca de 300 mil euros, está disponível na plataforma ‘idia Azores’, em https://idia.azores.gov.pt/.

Estas bolsas de financiamento, com uma duração de 18 meses, destinam-se a recém-doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de quatro anos a contar da data de defesa da respetiva tese e pretende estimular a sua inclusão, quer em instituições públicas, quer em instituições privadas de investigação do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores.

(mais…)

(PRORROGAÇÃO DO PRAZO) Concurso para integração de recém-doutorados no mercado de trabalho – DOC-PROF

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, conforme anunciou o Secretário Regional do Mar Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, abre hoje um concurso para atribuição de dez bolsas de financiamento para recém-doutorados para integração no mercado de trabalho. Este concurso intitulado DOC-PROF tem um investimento de cerca de 300 mil euros,

Estas bolsas, com duração de 18 meses, destinam-se a recém- doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de quatro anos a contar da data de defesa da respetiva tese e pretende estimular a sua inclusão, quer em instituições públicas quer em instituições privadas de investigação do SCTA.

Para candidaturas, consulte os seguintes documentos:

Edital – DOC-PROF

Guião de Avaliação – PROF-DOC

Informa-se que a submissão de candidaturas é efetuada através da Plataforma de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação dos Açores, IDIA: http://idia.azores.gov.pt/ 

Para qualquer informação adicional poderá ser solicitada ao FRCT, Rua do Mercado nº 21, 9500-326 Ponta Delgada, através do telefone +351.296308946 ou email marisa.pf.silva@azores.gov.pt

AVISO

De acordo com o Comunicado da Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores, dia 16 de Março 2020, informa-se que o prazo de submissão de candidaturas é automaticamente prorrogado até 30 de Abril 2020.

Bolsas de pós-doutoramento em empresas asseguram transferência de conhecimento e tecnologia, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia frisou que a “aposta” do Governo dos Açores no financiamento de bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial é “determinante para assegurar a transferência de conhecimento e de tecnologia entre o sistema científico e as empresas” regionais.

Bruno Pacheco referiu que, “a partir das experiências do cientista com a empresa, enriquecem-se os processos produtivos e os processos de investigação”, salientando que “em mais nenhuma parte do território nacional” estão a decorrer bolsas de pós-doutoramento desta tipologia. (mais…)

Nunca se investiu tanto em ciência nos Açores como hoje, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Angra do Heroísmo, o facto de terem sido criados nos Açores, pela primeira vez, projetos de investigação de pós-doutoramento em contexto empresarial.

Gui Menezes afirmou que o Governo Regional “assumiu como prioridade o estímulo à investigação e à inovação nas empresas”, tendo canalizado, nesse sentido, “todos os recursos disponíveis no Programa Operacional” para esta área, como é o caso da criação de seis bolsas de pós-doutoramento, que correspondem a um investimento da Região superior a 400 mil euros.

(mais…)

Bolseiro FRCT recebe prémio Lusitânia – História de Portugal da Academia Portuguesa da História.

No dia 5 de dezembro, o Doutor Duarte Nuno da Silva Vieira Chaves, bolseiro de Pós-doutoramento do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia a desenvolver as suas atividades no centro de Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM), foi distinguido com o Prémio Lusitânia – História de Portugal da Academia Portuguesa da História pelo seu ensaio As Imagens de Vestir da Procissão dos Terceiros: um legado patrimonial franciscano em S. Miguel, Açores, Séculos XVII a XXI, no Palácio dos Lilases, em Lisboa.

(mais…)

Governo dos Açores alarga prazo de concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, decidiu prorrogar até 31 de dezembro o prazo do concurso para a atribuição de seis bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, que terminava hoje.

As bolsas, para três anos, têm um valor de 22.600 euros por ano, por bolseiro, sendo destinadas, preferencialmente, a doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de cinco anos.

(mais…)

Governo dos Açores abriu hoje concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial

“O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou, na Horta, que está aberto a partir de hoje um concurso para seis bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, num investimento de 400 mil euros.

As bolsas, para três anos, têm um valor de 22.600 euros por ano, por bolseiro, sendo destinadas, preferencialmente, a doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de cinco anos. (mais…)

Novo concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial abre em setembro, avança Gui Menezes

“O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Ponta Delgada, a abertura de um concurso, no início de setembro, para seis bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, num investimento de 400 mil euros.

Gui Menezes adianta que as bolsas, para 3 anos, têm um valor de 22.600 por ano, por bolseiro, sendo que se destinam, preferencialmente, a doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de cinco anos.

O Secretário Regional, que falava no âmbito de uma visita ao projeto “Funcionalização de Fibras Naturais para Aplicações Avançadas”, de um bolseiro de doutoramento da Universidade nos Açores, sublinhou que este concurso é “uma forma de reforçar a interligação entre o sistema científico regional e as empresas”.

(mais…)