Governo dos Açores investiu mais de quatro milhões de euros em 65 bolsas de investigação científica

O Secretário do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Ponta Delgada, o investimento em formação avançada e na contratação de recursos humanos qualificados por parte do Governo dos Açores, que totalizou, desde o início da legislatura, mais de quatro milhões de euros em 65 bolsas de investigação.

Gui Menezes, que falava durante a sessão de apresentação dos três projetos de investigação das Bolsas Fulbright, frisou que está a decorrer um concurso para atribuição de 10 bolsas de doutoramento, num investimento superior a 722 mil euros. (mais…)

Programa de Bolsas Fulbright é aposta ganha pelo Governo dos Açores, afirma Gui Menezes

O Secretário do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o programa de bolsas lançado pelo Governo dos Açores em parceria com a Comissão Fulbright é “uma aposta ganha”, considerando que houve jovens investigadores açorianos interessados em participar.

Gui Menezes falava na sessão de apresentação dos três projetos de bolsas de investigação selecionados no âmbito deste programa, criado no final do ano passado através de um protocolo entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright. (mais…)

COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) invadiu o mundo e mudou nossa realidade tal como a conhecemos, afetando todos os setores e comunidades.

Agora, mais do que nunca, o mundo tornou-se digital. É através dos meios digitais que continuamos ligados a trabalhar, a interagir, a agir e a acompanhar o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA).

Neste espaço, o FRCT divulgará informação no contexto da Ciência e Tecnologia, como avisos, iniciativas, concursos, convocatórias, no âmbito desta pandemia.

(mais…)

Governo dos Açores prolonga contratos de bolsas de investigação

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu prorrogar, por mais 30 dias, o prazo de duração de todos os contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

Em causa está a situação provocada pela pandemia de COVID-19 e as restrições dela decorrente que impedem os bolseiros de desenvolverem as suas atividades de investigação.

Recorde-se que, em março, os contratos de bolsas de investigação já tinham sido prorrogados por um mês.

Esta medida abrange 42 bolseiros de doutoramento, de pós-doutoramento e de pós-doutoramento em contexto empresarial.

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu, ainda, devido à pandemia de Covid-19, prolongar, por mais um mês, o prazo de candidaturas ao DOC-PROF, que terminava hoje.

 O concurso DOC-PROF, que consiste na atribuição de uma dezena de bolsas de financiamento para recém-doutorados integrarem o mercado de trabalho regional, e que corresponde a um investimento de cerca de 300 mil euros, está disponível na plataforma ‘idia Azores’, em https://idia.azores.gov.pt/.

Estas bolsas de financiamento, com uma duração de 18 meses, destinam-se a recém-doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de quatro anos a contar da data de defesa da respetiva tese e pretende estimular a sua inclusão, quer em instituições públicas, quer em instituições privadas de investigação do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores.

Para mais informação sobre o concurso DOC-PROF, consulte o seguinte documento https://issuu.com/frctazores/docs/doc-prof_-_formato_apresenta__o_ 

Governo dos Açores prolonga prazo de contratos de bolsas de investigação

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, decidiu prorrogar por 30 dias o prazo de duração de todos os contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou que esta medida se deve ao facto de “os bolseiros estarem impedidos de aceder às instalações onde desenvolvem as suas atividades de investigação” devido à pandemia da COVID-19.

Gui Menezes adiantou que “a prorrogação dos prazos será avaliada no final do mês de abril, havendo a possibilidade de haver prorrogações mensais, caso se justifique”.

Esta medida abrange 42 bolseiros de doutoramento, de pós-doutoramento e de pós-doutoramento em contexto empresarial.

Consulte o Despacho de Prorrogação de prazos de contatos de bolsas de investigação aqui. Informa-se que o presente despacho entra em vigor  no dia 1 de abril de 2020.

(AVISOS) Concurso para integração de recém-doutorados no mercado de trabalho – DOC-PROF

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, conforme anunciou o Secretário Regional do Mar Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, abre hoje um concurso para atribuição de dez bolsas de financiamento para recém-doutorados para integração no mercado de trabalho. Este concurso intitulado DOC-PROF tem um investimento de cerca de 300 mil euros,

Estas bolsas, com duração de 18 meses, destinam-se a recém- doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de quatro anos a contar da data de defesa da respetiva tese e pretende estimular a sua inclusão, quer em instituições públicas quer em instituições privadas de investigação do SCTA.

Para candidaturas, consulte os seguintes documentos:

(mais…)

Recém-doutorados podem candidatar-se a bolsas para integrarem mercado de trabalho regional

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, lançou um concurso para atribuição de uma dezena de bolsas de financiamento para recém-doutorados integrarem o mercado de trabalho regional.

O concurso DOC-PROF, que corresponde a um investimento de cerca de 300 mil euros, está disponível na plataforma ‘idia Azores’, em https://idia.azores.gov.pt/.

Estas bolsas de financiamento, com uma duração de 18 meses, destinam-se a recém-doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de quatro anos a contar da data de defesa da respetiva tese e pretende estimular a sua inclusão, quer em instituições públicas, quer em instituições privadas de investigação do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores.

(mais…)

Bolsas de pós-doutoramento em empresas asseguram transferência de conhecimento e tecnologia, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia frisou que a “aposta” do Governo dos Açores no financiamento de bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial é “determinante para assegurar a transferência de conhecimento e de tecnologia entre o sistema científico e as empresas” regionais.

Bruno Pacheco referiu que, “a partir das experiências do cientista com a empresa, enriquecem-se os processos produtivos e os processos de investigação”, salientando que “em mais nenhuma parte do território nacional” estão a decorrer bolsas de pós-doutoramento desta tipologia. (mais…)

Nunca se investiu tanto em ciência nos Açores como hoje, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Angra do Heroísmo, o facto de terem sido criados nos Açores, pela primeira vez, projetos de investigação de pós-doutoramento em contexto empresarial.

Gui Menezes afirmou que o Governo Regional “assumiu como prioridade o estímulo à investigação e à inovação nas empresas”, tendo canalizado, nesse sentido, “todos os recursos disponíveis no Programa Operacional” para esta área, como é o caso da criação de seis bolsas de pós-doutoramento, que correspondem a um investimento da Região superior a 400 mil euros.

(mais…)

Bolseiro FRCT recebe prémio Lusitânia – História de Portugal da Academia Portuguesa da História.

No dia 5 de dezembro, o Doutor Duarte Nuno da Silva Vieira Chaves, bolseiro de Pós-doutoramento do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia a desenvolver as suas atividades no centro de Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM), foi distinguido com o Prémio Lusitânia – História de Portugal da Academia Portuguesa da História pelo seu ensaio As Imagens de Vestir da Procissão dos Terceiros: um legado patrimonial franciscano em S. Miguel, Açores, Séculos XVII a XXI, no Palácio dos Lilases, em Lisboa.

(mais…)

Página seguinte »