• PROGRAMA
    Horizonte 2020 – Ações de coordenação e suporte (CSA)
  • DURAÇÃO
    9 meses (01/01/2021 – 31/09/2021)
  • ESTADO
    CONCLUÍDO
  • ORÇAMENTO TOTAL
    216,511.25 €
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    140 781.25 €

All-Atlantic2021

All-Atlantic R&I for a Sustainable Ocean: Ministerial High-Level & Stakeholders Conference

Objetivo do projeto

A All-Atlantic2021 “Cooperação Atlântica em Investigação e Inovação para um Oceano sustentável: Conferência Ministerial de Alto Nível e de partes interessadas”, decorre em Ponta Delgada, de 2 a 4 de junho de 2021, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Esta conferência é coorganizada Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ministério do Mar e o Governo Regional dos Açores e pela Comissão Europeia e visa promover o diálogo e a cooperação em Investigação & Inovação (I&I)no Oceano Atlântico implementada pela All-Atlantic Ocean Research Alliance.

Na sequência de outros fóruns bem-sucedidos All-Atlantic Ocean Research fora (Brasil, 23-24 de julho de 2018; Bélgica, 6-7 de fevereiro de 2020; e África do Sul, 3-4 de dezembro de 2020), e nas iniciativas de cooperação de I&I, a conferência foca-se na abordagem “Connecting, Acting, Cooperating” num diálogo entre Ministros, e outros representantes de alto-nível, e partes interessantes do meio marinho do Oceano Atlântico de “Polo a Polo”. Através de vários painéis de discussão e mais de 25 eventos paralelos, este evento consiste numa oportunidade para discutir o progresso da atual cooperação em I&I, para lançar a All-Atlantic Pledging Platform como uma nova ferramenta para cooperação e Azores Declaration on All-Atlantic Research & Innovation for a Sustainable Ocean.

A conferência All-Atlantic2021 contribiu para reforçar os esforços de diplomacia científica com foco no Atlântico com o lançamento da Estratégia e o primeiro Plano de Ação para o Atlântico (2013) e a assinatura das declarações de Galway e Belém (respetivamente em 2013 e 2017), e os acordos administrativos entre a Comissão Europeia e Cabo Verde (2018), Argentina (2018) e Marrocos (2020). Ainda, constitui numa oportunidade para fortalecer e contribuir para o Pacto Ecológico Europeu , para a Missão do Horizonte Europa Starfish 2030: Restaurar os nossos Oceanos e Água , bem como para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

Impacto para RAA

Esta conferência, através do projeto All-Atlantic 2021, colocará os Açores no palco das discussões da investigação e inovação do Atlântico, como também fomentará o papel da RAA na cooperação entre os estados-membros do Atlântico. Um dos resultados desta conferência será a ‘Azores Declaration on All Atlantic Research & Innovation for a Sustainabe Ocean’, um documento da PPUE, onde representantes ministeriais do Atlântico comprometerão uma série ações e intenções concretas para implementação da cooperação transatlântica da Investigação e Inovação para a sustentabilidade do Oceano Atlântico.

O FRCT é coordenador deste projeto, liderando os seguintes WP1: Coordination & Management, WP2: Event Logistics; WP5: Communication & Dissemination.

Outras entidades Regionais envolvidas: Presidência do Governo Regional; Subsecretário Regional da Presidência; Direção Regional da Saúde; Expolab – Centro de Ciência Viva; Futurismo