Notícias

Governo dos Açores promove o arranque de plataformas colaborativas de Inovação e Investigação das Regiões Ultraperiféricas
Governo dos Açores promove o arranque de plataformas colaborativas de Inovação e Investigação das Regiões Ultraperiféricas
DATA: 7 Janeiro, 2021 | HORA: 17:25

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), organiza o arranque de dois Grupos de Trabalho Temáticos FORWARD, com eventos online nas seguintes temáticas de Investigação e Inovação: Conservação e Restauro da Biodiversidade, no dia 12 de janeiro, e Sistema terrestres, Ciências do Espaço e do Universo, no dia 18 de janeiro.

Estas plataformas colaborativas reúnem peritos temáticos das Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia (UE) para criação de Planos de Ação temáticos, no âmbito do financiamento Europeu para a Investigação e Inovação.

(mais…)
Concurso “Mala de Ciência” – Regulamento e Formulário de Inscrição
Concurso “Mala de Ciência” – Regulamento e Formulário de Inscrição
DATA: 22 Outubro, 2020 | HORA: 11:00
O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e a Direção Regional para a Ciência e Tecnologia lançam o 1º concurso infantil “Mala de Ciência”, dirigido aos alunos do 1.º e 2.º ciclo dos Açores, que decorrerá de 19 de outubro a 18 de dezembro, no âmbito das comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia. Pretendemos a construção de um protótipo sobre um facto, descoberta ou instrumento científico que tenha aplicação na Região Autónoma dos Açores e a gravação de um vídeo do mesmo. Qualquer escola do 1.º e 2.º ciclo pode candidatar-se. Se gostarias de participar junta-te aos teus/tuas amigos/as, pois podes formar equipas de 4 a 6 elementos. Todo o material necessário para a construção do “protótipo” deve ser acondicionado dentro de uma mala, que pode ser construída ou personalizada por ti e pelos teus/tuas amigos/as. Deverão fazer uma apresentação do seu protótipo através de um vídeo com duração máxima de 5 minutos. Os vencedores serão anunciados, a 8 de janeiro de 2021, quer no website, quer nas redes sociais da MacaroNight Açores. Os prémios consistem na atribuição de valores monetários: Primeiro prémio: 1.000,00 euros Segundo prémio: 750,00 euros Terceiro prémio: 500,00 euros Candidata-te e consulta o regulamento! A apresentação de candidaturas é feita, através de email, para o seguinte endereço: info.frct@azores.gov.pt
“Ahh! Ciência nos Açores” – minissérie a partir de 27 de novembro na RTP Açores
“Ahh! Ciência nos Açores” – minissérie a partir de 27 de novembro na RTP Açores
DATA: 20 Novembro, 2020 | HORA: 11:08
O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e a Direção Regional de Ciência e Tecnologia (DRCT) assinalam, a 27 de novembro, as comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia, com a estreia de uma minissérie dedicada à Ciência nos Açores. A 27 de novembro, antes do telejornal da RTP Açores, será transmitido o primeiro de sete episódios semanais da série “Ahh! Ciência nos Açores”, dirigida às crianças do 1.º e 2.º ciclo e às suas famílias, com o intuito de festejar a Noite Europeia dos Investigadores. (mais…)
O projeto europeu MOVE lança o webinar de apresentação do caso de estudo dos Açores (Ilha Terceira)
O projeto europeu MOVE lança o webinar de apresentação do caso de estudo dos Açores (Ilha Terceira)
DATA: 26 Outubro, 2020 | HORA: 15:41
O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), promove webinar para apresentação do caso de estudo da ilha da Terceira, no próximo dia 29 de outubro, das 13:00 às 14:00, no âmbito do projeto MOVE – “Facilitating MAES to support regional policy in Overseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources” O projeto MOVE, através do FRCT, em coordenação com a Universidade de Trento, e com o intuito de promover e dinamizar o intercâmbio e a troca de conhecimento e experiências, lançou uma série de eventos online sobre o mapeamento e avaliação de ecossistemas e dos seus serviços. Cada sessão tem sido dedicada a uma das regiões dos casos de estudo desenvolvidos durante o projeto: Ilha da Reunião, Martinica, Ilha de São Martinho, Ilhas Canárias, Açores, Guiana Francesa e Ilhas Falkland. (mais…)
Governo Regional prorroga prazos de duração de bolsas de investigação devido às restrições impostas pela COVID-19
Governo Regional prorroga prazos de duração de bolsas de investigação devido às restrições impostas pela COVID-19
DATA: 8 Janeiro, 2021 | HORA: 16:12
A Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital decidiu prorrogar, pelo período de 90 dias, o prazo de duração dos contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, cujo prazo de términus estava previsto entre 01 de dezembro de 2020 e 31 de dezembro de 2021. O Despacho, que foi hoje publicado em Jornal Oficial, refere que o Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, que estabelece medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus - COVID 19, veio prever a faculdade de suspensão das atividades letivas e não letivas e formativas, com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar, básica secundária e superior. (mais…)
Concurso ‘Mala de Ciência’ – Resultados
Concurso ‘Mala de Ciência’ – Resultados
DATA: 8 Janeiro, 2021 | HORA: 17:46
O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e a Direção Regional para a Ciência e Tecnologia lançaram o 1º concurso infantil “Mala de Ciência”, dirigido aos alunos do 1.º e 2.º ciclo dos Açores, que decorreu de 19 de outubro a 18 de dezembro, no âmbito das comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia e foram recebidas um total de 8 candidaturas. Com esta iniciativa pretendíamos a construção de um protótipo sobre um facto, descoberta ou instrumento científico com aplicação na Região Autónoma dos Açores, acondicionado numa mala, e a gravação de um vídeo a apresentar o mesmo. Os prémios deste concurso consistem na atribuição de valores monetários às escolas:

Primeiro prémio: 1.000,00 euros

Segundo prémio: 750,00 euros

Terceiro prémio: 500,00 euros

Os vencedores desta primeira edição do concurso foram: