Notícias

Governo dos Açores promove primeiro curso de formação de especialistas em tecnologias do futuro
Governo dos Açores promove primeiro curso de formação de especialistas em tecnologias do futuro
DATA: 25 Maio, 2020 | HORA: 17:11
O Governo dos Açores, em parceria com o NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, inicia hoje a primeira edição da formação de especialistas em tecnologias FIWARE na Região, uma plataforma disponibilizada pela Comissão Europeia, composta por hardware e software que oferece uma base para o desenvolvimento de aplicações, de acesso livre. Esta formação pretende capacitar em tecnologias FIWARE uma equipa composta por diversas entidades ligadas ao ‘hub’ de inovação digital criado no âmbito do projeto FIMAC, cofinanciado pelo programa Interreg MAC 2014-2020, e que conta com a participação de entidades da Madeira, Açores e Canárias. (mais…)
Dia Nacional dos Cientistas e Roteiro “Ciência Açores” – Mensagem do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Dia Nacional dos Cientistas e Roteiro “Ciência Açores” – Mensagem do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
DATA: 16 Maio, 2020 | HORA: 14:39
Há um ano, comemorámos o Dia Nacional dos Cientistas aqui, nos Açores, num ambiente estimulante, celebrando a Ciência e o Conhecimento e a importância da Ciência para o desenvolvimento das nossas sociedades. Hoje assinalamos este dia de forma diferente, mas não menos estimulante. Aliás, hoje, talvez mais do que nunca, a importância da Ciência e dos cientistas para a sociedade está mais reforçada. Desde os decisores políticos ao cidadão comum, os olhos viram-se para a Ciência e a Tecnologia e para os cientistas na procura de respostas e de soluções para os problemas que enfrentamos. Num mundo complexo e em mudança, a Ciência posiciona-se como um pilar essencial das sociedades na procura coerente e racional dos caminhos do futuro. (mais…)
Governo dos Açores coordena projeto de apoio à implementação da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia
Governo dos Açores coordena projeto de apoio à implementação da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia
DATA: 11 Maio, 2020 | HORA: 17:45
O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, é o coordenador do projeto europeu MOVE-ON, no valor de um milhão e meio de euros, e que tem uma duração prevista de 36 meses. Financiado pela Comissão Europeia, através da DG-ENVIRONMENT, o MOVE-ON pretende apoiar a implementação da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2020 nas regiões ultraperiféricas (RUP) e nos países e territórios ultramarinos (PTU), em particular a ‘Ação 5: Melhorar o conhecimento sobre os ecossistemas e seus serviços na União Europeia’. (mais…)
COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia
COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia
DATA: 25 Março, 2020 | HORA: 10:14
A pandemia do Coronavírus (Covid-19) invadiu o mundo e mudou nossa realidade tal como a conhecemos, afetando todos os setores e comunidades. Agora, mais do que nunca, o mundo tornou-se digital. É através dos meios digitais que continuamos ligados a trabalhar, a interagir, a agir e a acompanhar o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA). Neste espaço, o FRCT divulgará informação no contexto da Ciência e Tecnologia, como avisos, iniciativas, concursos, convocatórias, no âmbito desta pandemia. (mais…)
Governo dos Açores prolonga contratos de bolsas de investigação
Governo dos Açores prolonga contratos de bolsas de investigação
DATA: 30 Abril, 2020 | HORA: 14:22
A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu prorrogar, por mais 30 dias, o prazo de duração de todos os contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia. Em causa está a situação provocada pela pandemia de COVID-19 e as restrições dela decorrente que impedem os bolseiros de desenvolverem as suas atividades de investigação. Recorde-se que, em março, os contratos de bolsas de investigação já tinham sido prorrogados por um mês. Esta medida abrange 42 bolseiros de doutoramento, de pós-doutoramento e de pós-doutoramento em contexto empresarial. A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu, ainda, devido à pandemia de Covid-19, prolongar, por mais um mês, o prazo de candidaturas ao DOC-PROF, que terminava hoje.  O concurso DOC-PROF, que consiste na atribuição de uma dezena de bolsas de financiamento para recém-doutorados integrarem o mercado de trabalho regional, e que corresponde a um investimento de cerca de 300 mil euros, está disponível na plataforma 'idia Azores', em https://idia.azores.gov.pt/. Estas bolsas de financiamento, com uma duração de 18 meses, destinam-se a recém-doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de quatro anos a contar da data de defesa da respetiva tese e pretende estimular a sua inclusão, quer em instituições públicas, quer em instituições privadas de investigação do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores. Para mais informação sobre o concurso DOC-PROF, consulte o seguinte documento https://issuu.com/frctazores/docs/doc-prof_-_formato_apresenta__o_ 
Governo dos Açores prolonga prazo de contratos de bolsas de investigação
Governo dos Açores prolonga prazo de contratos de bolsas de investigação
DATA: 30 Março, 2020 | HORA: 11:08
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, decidiu prorrogar por 30 dias o prazo de duração de todos os contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia. O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou que esta medida se deve ao facto de “os bolseiros estarem impedidos de aceder às instalações onde desenvolvem as suas atividades de investigação” devido à pandemia da COVID-19. Gui Menezes adiantou que “a prorrogação dos prazos será avaliada no final do mês de abril, havendo a possibilidade de haver prorrogações mensais, caso se justifique”. Esta medida abrange 42 bolseiros de doutoramento, de pós-doutoramento e de pós-doutoramento em contexto empresarial. Consulte o Despacho de Prorrogação de prazos de contatos de bolsas de investigação aqui. Informa-se que o presente despacho entra em vigor  no dia 1 de abril de 2020.