Notícias

COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia
COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia
DATA: 25 Março, 2020 | HORA: 10:14
A pandemia do Coronavírus (Covid-19) invadiu o mundo e mudou nossa realidade tal como a conhecíamos, afetando todos os setores e comunidades. Agora, mais do que nunca, o mundo tornou-se digital. É através dos meios digitais que continuamos ligados a trabalhar, a interagir, a agir e a acompanhar o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA). Neste espaço, o FRCT divulgará informação no contexto da Ciência e Tecnologia, como avisos, iniciativas, concursos, convocatórias, no âmbito desta pandemia. (mais…)
COMUNICADO FRCT: COVID-19
COMUNICADO FRCT: COVID-19
DATA: 17 Março, 2020 | HORA: 18:24
De acordo com o Comunicado da Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores, dia 16 de Março 2020, que determinou o encerramento total, a partir das 00:00 horas (hora dos Açores) de terça-feira, 17 de março de 2020, de todos os serviços públicos da administração regional direta e indireta, incluindo institutos públicos e empresas públicas, com exceção de serviços públicos essenciais, vimos por este meio informar que: O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia irá manter os seus serviços regulares remotamente, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, de segunda a sexta feira, através do email info.frct@azores.gov.pt , podendo disponibilizar atendimento via online (através de vídeo conferência) caso seja necessário, com a devida marcação de horário. Apelamos ao cumprimento das medidas de proteção e prevenção determinadas pelas autoridades de saúde.

A proteção de todos começa com a proteção de cada um!

Presidente do Governo Regional dos Açores

   
SMARTDEST promove cooperação entre empresas e centros de investigação para um turismo mais inteligente
SMARTDEST promove cooperação entre empresas e centros de investigação para um turismo mais inteligente
DATA: 12 Março, 2020 | HORA: 16:20
O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores (FRCT) participou na 6º Reunião de Consórcio do projeto SmartDest (MAC/1.1b/133) – “Avaliação e proposta de estratégia e desenvolvimento de ferramentas para a conversão das ilhas do espaço de colaboração como Destinos Turísticos Inteligentes”, na cidade do Funchal, Madeira. O SmartDest, financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020, visa obter resultados práticos através de projetos pilotos nas regiões dos Arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, através da implementação de soluções tecnológicas desenvolvidas pelas empresas, juntamente com os centros de investigação. (mais…)
Recém-doutorados podem candidatar-se a bolsas para integrarem mercado de trabalho regional
Recém-doutorados podem candidatar-se a bolsas para integrarem mercado de trabalho regional
DATA: 9 Março, 2020 | HORA: 17:32
O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, lançou um concurso para atribuição de uma dezena de bolsas de financiamento para recém-doutorados integrarem o mercado de trabalho regional. O concurso DOC-PROF, que corresponde a um investimento de cerca de 300 mil euros, está disponível na plataforma 'idia Azores', em https://idia.azores.gov.pt/. Estas bolsas de financiamento, com uma duração de 18 meses, destinam-se a recém-doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de quatro anos a contar da data de defesa da respetiva tese e pretende estimular a sua inclusão, quer em instituições públicas, quer em instituições privadas de investigação do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores. (mais…)
(PRORROGAÇÃO DO PRAZO) Concurso para integração de recém-doutorados no mercado de trabalho – DOC-PROF
(PRORROGAÇÃO DO PRAZO) Concurso para integração de recém-doutorados no mercado de trabalho – DOC-PROF
DATA: 9 Março, 2020 | HORA: 12:49
O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, conforme anunciou o Secretário Regional do Mar Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, abre hoje um concurso para atribuição de dez bolsas de financiamento para recém-doutorados para integração no mercado de trabalho. Este concurso intitulado DOC-PROF tem um investimento de cerca de 300 mil euros, Estas bolsas, com duração de 18 meses, destinam-se a recém- doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de quatro anos a contar da data de defesa da respetiva tese e pretende estimular a sua inclusão, quer em instituições públicas quer em instituições privadas de investigação do SCTA. Para candidaturas, consulte os seguintes documentos: Edital - DOC-PROF Guião de Avaliação - PROF-DOC Informa-se que a submissão de candidaturas é efetuada através da Plataforma de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação dos Açores, IDIA: http://idia.azores.gov.pt/  Para qualquer informação adicional poderá ser solicitada ao FRCT, Rua do Mercado nº 21, 9500-326 Ponta Delgada, através do telefone +351.296308946 ou email marisa.pf.silva@azores.gov.pt

AVISO

De acordo com o Comunicado da Conferência de Imprensa do Presidente do Governo Regional dos Açores, dia 16 de Março 2020, informa-se que o prazo de submissão de candidaturas é automaticamente prorrogado até 30 de Abril 2020.
Governo dos Açores promove workshop para estimular participação regional em programas de financiamento europeu
Governo dos Açores promove workshop para estimular participação regional em programas de financiamento europeu
DATA: 6 Março, 2020 | HORA: 14:53
O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, organiza segunda-feira, 9 de março, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, um workshop intitulado “FORWARD 2020: +Capacitação +Participação”. Este evento, que terá lugar entre as 9h30 e as 13h00, no edifício das Ciências Exatas, decorre no âmbito do projeto FORWARD – Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, que arrancou em janeiro do ano passado e tem uma duração de 36 meses, sendo financiado pelo Horizonte 2020, num valor superior a quatro milhões de euros. (mais…)