Notícias

Decorreu o primeiro Workshop do projeto europeu MISTIC SEAS III
Decorreu o primeiro Workshop do projeto europeu MISTIC SEAS III
DATA: 18 Novembro, 2019 | HORA: 13:24
O Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO) acolheu o primeiro Workshop do projeto coordenado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia - MISTIC SEAS 3, em Tenerife (Canárias). O MISTIC SEAS 3 visa definir uma abordagem comum para abordar o Descritor 4 (D4) - cadeias tróficas da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM) na Macaronésia (Açores, Madeira e Ilhas Canárias). O principal objetivo desta Diretiva Europeia consiste em alcançar o bom estado ambiental (BES) das águas marinhas, tendo para tal definido 11 indicadores (descritores) para a avaliação do estado das águas marinhas, estabelecido programas de monitorização, bem como medidas para melhorar os habitats e estado de conservação de espécies marinhas. Durante dois dias, o consórcio deste projeto trabalhou conjuntamente com a comunidade científica de Portugal e Espanha, com o intuito de contribuir ativamente para o avanço do conhecimento sobre a biodiversidade marinha da Macaronésia. No âmbito da cooperação estabelecida entre os Governos de Portugal e Espanha, mais de 30 especialistas do ambiente marinho abordaram o estado de saúde das cadeias tróficas dos oceanos. O foco principal deste workshop consistiu na decisão sobre os melhores indicadores para a avaliação do estado destas cadeias tróficas e sua aplicabilidade na sub-região da Macaronésia, na avaliação das ferramentas e metodologias mais úteis para esse fim e na identificação das lacunas de dados para que, quando necessário, se proponha programas para a recolha dos mesmos. A mesa de abertura deste workshop foi dirigida pelo Consejo de Investigaciones Científicas e pela Fundación Biodiversidad del Ministerio para la Transición Ecológica e contou com a presença do Vice-Ministro de Combate às Mudanças Climáticas do Governo das Ilhas Canárias, Miguel Ángel Pérez, e do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia representado pela coordenadora do MISTIC SEAS 3, Luz Paramio
Governo dos Açores e Comissão Fulbright criam programa de bolsas de investigação entre os EUA e a Região
Governo dos Açores e Comissão Fulbright criam programa de bolsas de investigação entre os EUA e a Região
DATA: 22 Outubro, 2019 | HORA: 15:03
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, uma nova cooperação entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright para o estabelecimento de um programa de atribuição de bolsas de curta duração entre universidades e centros de investigação dos Estados Unidos da América e da Região. “Criamos, assim, condições para que todos os anos possam ser colocados em universidades americanas e em centros de investigação estudantes açorianos pós-graduados ou profissionais com formação avançada, ao mesmo tempo que acolhemos no Sistema Científico e Tecnológico dos Açores estudantes norte-americanos de pré-doutoramento”, afirmou Gui Menezes. (mais…)
<b> Abertura de convocatória “Biodiversity and Climate Change” </b> Prazo de submissão de candidaturas até 5 novembro
Abertura de convocatória “Biodiversity and Climate Change” Prazo de submissão de candidaturas até 5 novembro
DATA: 16 Outubro, 2019 | HORA: 14:18
Informa-se que se encontra aberta a convocatória, no valor global de 23 milhões de euros, “Biodiversity and Climate Change", no âmbito da ERA-NET BiodivERsA3. O FRCT integra a convocatória para a Joint Call 2019-2020, com o montante de 100 mil euros, para as equipas de investigação regionais, disponibilizando-se de imediato a prestar informações a potenciais interessados. O prazo para submissão de candidaturas termina a 5 de novembro. Está previsto realizar-se uma sessão de esclarecimento na Universidade dos Açores, a 21 ou 22 de outubro, em hora a agendar.

Inscreva-se aqui.

(mais…)
Conferência europeia sobre literacia dos oceanos decorre de 16 a 20 de setembro na Lagoa, em São Miguel
Conferência europeia sobre literacia dos oceanos decorre de 16 a 20 de setembro na Lagoa, em São Miguel
DATA: 10 Setembro, 2019 | HORA: 10:07
O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação Europeia dos Educadores em Ciências do Mar (European Marine Science Educators Association – EMSEA), organiza a 7.ª Conferência Anual da EMSEA no Expolab – Centro de Ciência Viva, na Lagoa, em São Miguel. O evento, que decorre de 16 a 20 de setembro, prevê a participação de cerca de uma centena de professores, investigadores e interessados da área de educação para as ciências do mar, com o intuito de partilharem o seu conhecimento e melhores práticas para a literacia dos oceanos. (mais…)
Governo dos Açores quer triplicar captação de fundos externos para financiamento de projetos de inovação
Governo dos Açores quer triplicar captação de fundos externos para financiamento de projetos de inovação
DATA: 9 Outubro, 2019 | HORA: 10:51
O Governo dos Açores pretende triplicar a captação de fundos externos para o desenvolvimento de projetos de inovação no próximo período de programação 2021-2027, passando de 5,4 milhões de euros, no atual Horizonte 2020, para, no mínimo, 16 milhões de euros ao abrigo do Horizonte Europa, o próximo programa-quadro europeu para a Inovação e Investigação. O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que o Executivo açoriano pretende ainda, simultaneamente, “duplicar o número de entidades envolvidas, passando das atuais sete para, pelo menos, 15 entidades”. (mais…)
Gui Menezes destaca importância do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia na captação de financiamento para projetos científicos
Gui Menezes destaca importância do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia na captação de financiamento para projetos científicos
DATA: 25 Outubro, 2019 | HORA: 16:18
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, na Horta, que o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) é “muito importante” enquanto “financiador de bolsas de formação avançada” e enquanto “ponto de contacto” para vários promotores de ciência. Gui Menezes disse ainda que aquela entidade “tem promovido a inclusão do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores em redes internacionais e tem apoiado e acompanhado a preparação de candidaturas a projetos científicos”. (mais…)