Notícias

2ª Convocatória da ERA-NET BlueBio COFUND
2ª Convocatória da ERA-NET BlueBio COFUND
DATA: 3 Julho, 2020 | HORA: 11:32
Informa-se que a ERA-NET BlueBio COFUND (Blue Bioeconomy - Unlocking the Potential of Aquatic Bioresources) promove a segunda convocatória cofinanciada onde 13 Países membros irão financiar projetos de investigação transnacionais num valor aproximado de 11M€. Com este financiamento, pretende-se estimular o potencial dos sistemas de oferta das cadeias de valor da bioeconomia azul da Europa. Área Prioritária Sistemas de oferta na bioeconomia azul: logística e transporte - da colheita ao processamento. (mais…)
Governo dos Açores atribui três bolsas de investigação nos EUA em cooperação com Comissão Fulbright
Governo dos Açores atribui três bolsas de investigação nos EUA em cooperação com Comissão Fulbright
DATA: 16 Junho, 2020 | HORA: 9:16
O Governo dos Açores atribuiu três bolsas de investigação no âmbito do programa de bolsas de curta duração entre universidades e centros de investigação dos Estados Unidos da América e da Região, destinado a investigadores de pré-doutoramento de nacionalidade portuguesa e residentes no arquipélago. Este programa, lançado no final do ano passado, no âmbito do protocolo de cooperação entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright, previa conceder cerca de cinco bolsas por ano letivo destinadas à realização de projetos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA, com a duração de quatro a nove meses, por parte de investigadores de pré-doutoramento, ou seja, alunos de doutoramento, mestres ou licenciados. (mais…)
Projeto europeu MOVE, coordenado pelos Açores, lança seminários online
Projeto europeu MOVE, coordenado pelos Açores, lança seminários online
DATA: 15 Junho, 2020 | HORA: 9:30

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, está a coordenar o projeto MOVE – ‘Facilitating MAES to support regional policy in overseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources’, que vai lançar uma série de eventos online, os denominados ‘webinars’, sobre mapeamento e avaliação de ecossistemas e dos seus serviços.

Este projeto, integrado na ação 5 da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia, é financiado pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, no valor de um milhão de euros, e pretende dar um importante contributo para a mapeamento e avaliação dos serviços de ecossistemas (MAES) nas Regiões Ultraperiféricas e nos Países e Territórios Ultramarinos europeus.

(mais…)
Governo dos Açores promove primeiro curso de formação de especialistas em tecnologias do futuro
Governo dos Açores promove primeiro curso de formação de especialistas em tecnologias do futuro
DATA: 25 Maio, 2020 | HORA: 17:11
O Governo dos Açores, em parceria com o NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, inicia hoje a primeira edição da formação de especialistas em tecnologias FIWARE na Região, uma plataforma disponibilizada pela Comissão Europeia, composta por hardware e software que oferece uma base para o desenvolvimento de aplicações, de acesso livre. Esta formação pretende capacitar em tecnologias FIWARE uma equipa composta por diversas entidades ligadas ao ‘hub’ de inovação digital criado no âmbito do projeto FIMAC, cofinanciado pelo programa Interreg MAC 2014-2020, e que conta com a participação de entidades da Madeira, Açores e Canárias. (mais…)
Governo dos Açores apresenta o futuro Living Lab Rural da Região em webinar promovido pela Comissão Europeia
Governo dos Açores apresenta o futuro Living Lab Rural da Região em webinar promovido pela Comissão Europeia
DATA: 5 Junho, 2020 | HORA: 14:55
O Governo dos Açores, representado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), apresentou o futuro Living Lab Rural da Região, num webinar intitulado “Ganhar inspiração através dos exemplos”, promovido pela Comissão Europeia na sequência dos eventos dedicados ao desenvolvimento da Parceria em Living Labs de Agroecologia e Infraestruturas de Investigação. Este Living Lab Rural está a ser criado no âmbito do projeto LIVERUR, do qual o FRCT é parceiro, e está a ser desenvolvido o piloto no TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, futura base do Living Lab Rural dos Açores, em estreita articulação com a Direção Regional da Agricultura. (mais…)
Governo dos Açores integra projeto europeu MacaroNight II
Governo dos Açores integra projeto europeu MacaroNight II
DATA: 19 Junho, 2020 | HORA: 16:05
O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, integra o projeto Europeu “MacaroNight II - Noite Europeia dos Investigadores da Macaronésia”, cujo valor global é de 301 861,25 euros. O projeto terá a duração de 10 meses, considerando-se 1 de junho de 2020 como a data de início da ação. Sendo assim e no âmbito do MacaroNight II, decorre hoje a reunião inicial do projeto, onde se reuniram todos os participantes e se discutiram os elementos básicos e o planeamento das atividades para o projeto. A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é um evento público de promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens, que decorre desde 2005, na última sexta-feira do mês de setembro, juntando cientistas e as gerações mais novas num evento com atividades interativas e informais. (mais…)