Notícias

Governo Regional organiza workshop para discussão de recomendações a incluir em plano estratégico europeu de competências para a Economia do Mar
Governo Regional organiza workshop para discussão de recomendações a incluir em plano estratégico europeu de competências para a Economia do Mar
DATA: 8 Setembro, 2021 | HORA: 10:14
A Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), promoverá, em colaboração com Fundación CETMAR e Fórum Oceano, o workshop participativo online “MATES – Transversal skills and Ocean Literacy” destinado a obter recomendações de peritos para a definição de uma estratégia europeia de competências para a indústria marítima. (mais…)
Ocean ProTec.Lab – Exposição “Profissões do Mar dos Açores” na ALRAA
Ocean ProTec.Lab – Exposição “Profissões do Mar dos Açores” na ALRAA
DATA: 18 Maio, 2021 | HORA: 10:07
O Governo dos Açores, através da Escola do Mar dos Açores e da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD) promovem entre os dias 17 e 21 de maio, a Exposição “Profissões do Mar dos Açores”, no âmbito do Ocean ProTec.Lab, experiência piloto do projeto Erasmus+ MATES. A Exposição estará patente ao público, no espaço de exposição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), na cidade da Horta. A Ocean ProTec.Lab 21 é uma atividade pedagógica de imersão nas profissões do mar dos Açores, sob a forma de Laboratório de Promoção Profissional e Técnica para o uso sustentável do Oceano. A Exposição “Profissões do Mar dos Açores”, que consiste na 3ª atividade do Ocean ProTec.Lab 21, pretende a criação de um espaço de partilha entre alunos do ensino profissional e os agentes políticos, que propicie a discussão sobre as profissões do mar e que desafie a sua descoberta e a exploração de novas oportunidades de emprego e empreendedorismo para a Economia Azul. (mais…)
O projeto SmartDest lança o concurso DATATHON para promover soluções inovadoras nas áreas do Turismo e Big Data
O projeto SmartDest lança o concurso DATATHON para promover soluções inovadoras nas áreas do Turismo e Big Data
DATA: 25 Agosto, 2021 | HORA: 9:17
O projeto SmartDest, do qual o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) é parceiro, promove o concurso “DATATHON”, de 17 a 19 de setembro, que propõe uma série de desafios aos participantes com o fim de proporem soluções inovadoras que acrescentem valor ao destino turístico da Gran Canaria. O SmartDest, cofinanciado pelo Programa de Cooperação INTERREG MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020, visa fomentar a cooperação e a transferência de conhecimento entre empresas e centros de investigação, melhorando a “inteligência” do espaço de colaboração com a implementação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que promova a conversão dos Açores num Destino Turístico Inteligente (DTI). Durante três dias, as equipas participantes trabalharão nos conjuntos de dados turísticos da Gran Canaria para propor soluções inovadoras que acrescentem valor ao destino. O evento contará com oradores de alto nível, uma série de mentores em inteligência artificial, Big data e outros assuntos relacionados que irão acompanhar e trabalhar directamente com cada uma das equipas, e juízes que decidirão sobre a adequação das soluções. O “DATATHON” promovido pela Sociedad de Promoción Económica de Gran Canaria (SPEG), coordenador do projeto, realizar-se-á em formato híbrido, online e presencial, para possibilitar a participação de atores de todas as regiões da Macaronésia Os interessados podem inscrever-se gratuitamente neste concurso em https://www.spegc.org/formacion-y-eventos/datathon/, até 15 de setembro.
Evento de apresentação do iSLANDIHs
Evento de apresentação do iSLANDIHs
DATA: 14 Maio, 2021 | HORA: 16:05
No âmbito do AzoresDIH, do qual o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT)  é o parceiro fundador, divulgamos o evento on-line de lançamento do iSLANDIHs, um consórcio composto por vários Digital Innovation Hubs Insulares, do qual o Azores Digital Innovation Hub, coordenado pela Associação Nonagon, é parte integrante. Este evento, que contará com a presença e intervenção de uma representante da Comissão Europeia, será também composto pela partilha de cada Digital Innovation Hub acerca das suas atividades e áreas de intervenção, culminando com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os constituintes do consórcio iSLANDIHs sediados nas seguintes Regiões: Açores, Baleares, Canárias, Chipre, Córsega, Creta, Madeira, Malta, Sardenha e Sicília. (mais…)
Governo dos Açores apresenta a 2ªEdição do evento EMERGENCE @Açores- Ciência e Criatividade
Governo dos Açores apresenta a 2ªEdição do evento EMERGENCE @Açores- Ciência e Criatividade
DATA: 30 Junho, 2021 | HORA: 15:22
A Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, apresentou no passado dia 29 de junho de 2021, no Arquipélago, a segunda edição do evento EMERGENCE@Açores de 20 à 25 de setembro no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na cidade da Ribeira Grande. No cumprimento dos objetivos estabelecidos no Plano de Ação para à Cultura Científica e Tecnológica (PACCTO Açores) quadro de referência para a promoção da educação científica e da difusão da cultura científica, o Governo dos Açores lança a segunda edição do desafio EMERGENCE@Açores. (mais…)
Governo dos Açores promove workshop “Agro 4.0 – Rumo à agricultura digital”
Governo dos Açores promove workshop “Agro 4.0 – Rumo à agricultura digital”
DATA: 13 Maio, 2021 | HORA: 15:48
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD), Direção Regional de Agricultura e o TERINOV, promovem nos próximos dias 13 e 14 de maio o 1º Workshop de Co-criação do Modelo de Negócio “Living Lab Rural Circular”, no âmbito do projeto LIVERUR, que decorrerá Ilha Terceira – TERINOV. (mais…)