Vice-Presidência Governo promove ação de capacitação no âmbito do projeto FORWARD

9 MAIO, 2022

A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, promove, no dia 17 de maio, a ação de formação e capacitação “Como desenvolver propostas de Investigação & Inovação com impacto”, no âmbito do projeto europeu FORWARD.

Esta ação de formação pretende capacitar os atores do ecossistema regional de Investigação e de Inovação dos Açores em elaborar propostas de ‘sucesso’, com o objetivo de aumentar a participação e o acesso às oportunidades de financiamento no novo Programa-Quadro de Investigação e Inovação (I&I), Horizonte Europa.

O projeto FORWARD – “Promover a Excelência da Investigação nas RUP” coordenado pelo Governo das Canárias e financiado pelo Programa-Quadro Horizonte 2020 como Ação de Suporte e Coordenação (CSA), tem como principais objetivos reforçar a visibilidade e o reconhecimento das capacidades e expertise de Investigação & Inovação (I&I) nas Regiões Ultraperiféricas (RUPs) potenciando assim, os seus índices de participação e sucesso nos Programas-Quadro da União Europeia.

O consórcio é integrado pelas nove RUP, representadas por entidades dos governos regionais responsáveis pelas políticas de I&I, bem como pelos principais atores de cada região, nestas áreas. A participação dos Açores no projeto FORWARD é assegurada pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Universidade dos Açores e a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores.

A formação é apresentada desde a perspetiva e experiência de um avaliador de candidaturas a Programas Europeus, abordando especificamente, os critérios de seleção dos principais programas de financiamento e partilhando métodos efetivos de seleção de tópicos e parceiros. O formador, Eurico Neves da Inova + apresentará o ‘storytelling’ para maximizar o impacto no desenvolvimento de propostas de projetos europeus na área da Ciência e Inovação.

Esta ação de capacitação terá lugar, entre as 09h00 e as 13h00, nas instalações da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, sita na Rua Ernesto do Canto 13, em Ponta Delgada.

As inscrições para a ação de capacitação são gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 16 de maio, disponível no seguinte endereço eletrónico https://bit.ly/3vUtINj.

Poderá obter mais informações em https://frct.azores.gov.pt//evento/evento-capacitacao-desenvolver-propostas-ii-impacto/ ou pelo email: [email protected].