Vice-Presidência do Governo integra nova Rede Europeia de Financiamento de Investigação e Inovação

20 Fevereiro, 2023

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), integra o consórcio da nova Parceira de Investigação e Inovação (I&I) “SBEP – Parceria Europeia para a Economia Azul Sustentável”, cofinanciada pelo programa Horizonte Europa.

A Parceria Europeia, que conta com 60 entidades oriundas de 25 países, visa reforçar o financiamento das interfaces entre a União Europeia e as políticas científicas internacionais relacionadas com o mar e com as estratégias do Pacto Ecológico Europeu e da Europa Digital, através do alinhamento das prioridades nacionais, regionais e de investigação e inovação da UE, reunindo a ciência, indústria, política e sociedade.

O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, explica que esta parceria “pretende contribuir para a internacionalização do ecossistema regional de investigação e inovação dos Açores, projetando a excelência científica dos Açores através da integração de consórcios internacionais”.

Até 2029, a Parceria Europeia lançará seis convocatórias transnacionais para o financiamento de projetos de investigação e inovação em áreas de intervenção estratégicas para a economia azul, tendo o Governo Regional a ambição de financiar projetos de equipas de investigação Regional, no valor máximo de 100 mil euros por cada convocatória.

Como aposta deste Governo Regional, o FRCT assume a liderança da gestão das convocatórias reforçando o papel dos Açores a nível nacional e europeu.

O FRCT anunciou o lançamento da primeira convocatória transnacional, no passado mês de janeiro, em Roma.

Denominada “The way forward: a thriving sustainable blue economy for a brighter future” a convocatória contará com a participação de 37 agências de financiamento de 23 países, juntamente com a Comissão Europeia, que financiarão projetos de investigação na temática da Economia azul sustentável, num orçamento global estimado em mais de 50 milhões de euros.

O anúncio e regras para a participação estarão disponíveis em www.bluepartnership.eu.