Fundo Regional da Ciência e Tecnologia
Subscreva a nossa newsletter
Esta é uma presença online oficial do Governo dos Açores
Objectivo
Este projeto pretende valorizar os resultados da investigação, obtidos pelo centro de Biotecnologia dos Açores (CBA) ao longo da sua existência. Através da valorização dos resultados de investigação de maior valor (research assets – RA), é expectável o aumento da participação regional em consórcios e projetos europeus, bem como a transformação do conhecimento existente em produtos, serviços e novas formas economicamente viáveis de biotecnologia, protegidas pelos direitos de autor, dos investigadores, empresas e da região autónoma dos Açores.
Para que exista uma passagem e transferência de tecnologia às empresas com sucesso, é preciso em uma primeira abordagem a identificação dos principais resultados científicos. Não só os resultados de investigação que o centro possuí, como também todo o “know-how” adquirido terá de ser considerado,pois são de extremo valor.
No quadro da identificação dos RA e relativamente aos recursos endógenos, o CBA possuí diversas livrarias genéticas e coleções de organismos, com potencial aplicação em várias áreas como a proteção integrada de plantas, a melhoria de plantas, controlo biológico, saúde, biorremediação, valorização energética, alimentação ou ambiente. Todo este espólio resultado de anos de investigação necessita de ser previamente analisado, organizado e exibido de forma que seja facilmente acessível a qualquer entidade ou pessoa interpretar e perceber como estes RA poderão ser uteis na resolução de problemas aplicados a indústria, agricultura ou na descoberta de novos produtos e soluções para solucionar por exemplo alguns dos desafios societais propostos no âmbito do programa quadro Horizonte Europa 2021-2027.
O nosso objetivo neste projeto é transformar este conhecimento científico em inovação, envolvendo empresas locais, envolvendo centros de investigação e empresas nacionais e europeias na valorização de tal potencial. Pretende-se que este objetivo seja alcançado com recurso a projetos financiados por diferentes agências, particularmente com projetos no âmbito do novo programa quadro Horizonte Europa 2021-2027. Particularmente relevante nesta proposta é o nosso compromisso de envolver potenciais start-ups nestes projetos, potenciando também a formação de novos empregos com qualificação avançada, tendo em vista o ambiente em que a CBA desenvolve a sua pesquisa.
O processo de valorização, proteção, conservação, tratamento (ou análise) e atualização e divulgação dos research assets envolve:
Muito relevante nesta proposta é o nosso compromisso de envolver potenciais start-ups nestes projetos de valorização, potenciando também a formação de novos empregos com qualificação avançada, tendo em vista o ambiente em que a CBA desenvolve parte de sua pesquisa.
Assim espera-se que este plano possa selecionar que RA do centro estão prontos para serem passados a produtos, serviços ou possam resolver problemas societais propostos no âmbito do novo programa quadro Horizonte Europa.