The impact of habitat structure change on arthropod food web complexity in Azorean forests

  • Estado
    ONGOING
  • Nome
    Sébastien Lhoumeau
  • Entidade de acolhimento
    CE3C / Grupo da Biodiversidade dos Açores | Atlantic International Research Centre
  • Universidade que atribui o grau
    Universidade dos Açores

Objectivos

  1. Quantificar e qualificar a estrutura do habitat das florestas açorianas utilizando novas técnicas (e.g. LIDAR, Sintaxe Espacial, Análise de Rede, etc.).
  2. Avaliar a complexidade da rede entre vários grupos tróficos de artrópodes, obtendo uma visão geral da complexidade da teia alimentar nas florestas nativas e exóticas dos Açores.
  3. Usando um conjunto de dados de longo prazo (2012-2022) quantificar o impacto das alterações ambientais sazonais e temporais na complexidade da rede entre vários grupos tróficos de artrópodes.
  4. Avaliar o impacto da perturbação nos insectos predadores de topo (Hymenoptera: Parasitica)

Resultados & Impacto

Hipóteses:

  1. Prevemos que as variáveis derivadas do LiDAR aéreo que caracterizam a estrutura da vegetação funcionarão como preditores da diversidade e biomassa de artrópodes florestais.
  2. Prevemos que a complexidade da rede de artrópodes estará relacionada com a estrutura e complexidade do habitat.
  3. Uma vez que o desempenho dos modelos estruturais diminui dos herbívoros para os predadores, prevemos que um sub-bosque florestal mais complexo terá comunidades de predadores mais diversificadas.
  4. Prevemos que os Hymenoptera parasitóides serão altamente susceptíveis a mudanças nas condições ambientais, uma vez que dependem de uma série de adaptações à ecologia e fisiologia dos seus hospedeiros e plantas hospedeiras para sobreviverem.
  5. Prevemos que as mudanças no uso do solo, de floresta nativa para florestas mistas exóticas e perturbações associadas nos Açores, estão a criar homogeneização e simplificação do habitat com um impacto negativo na diversidade de predadores de topo.

Documentos