Fundo Regional da Ciência e Tecnologia
Subscreva a nossa newsletter
Esta é uma presença online oficial do Governo dos Açores
Objetivos
Este projeto tem como principal objetivo, contribuir para o estudo, desenvolvimento e fomento dos recursos turísticos nas ilhas açorianas, combinando, simultaneamente, vivências e laços históricos, culturais e sociais, com o arquipélago da Madeira, espaços que encontram no mar uma fronteira e simultaneamente um ponto de convergência.
O projeto pressupõe criar perspetivas de “fomento e adoção de estratégias colaborativas alargadas”, entre instituições científicas dos dois arquipélagos, nomeadamente o CHAM – Centro de Humanidades que é uma unidade de investigação interuniversitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores e com o CEHA – Centro de Estudos de História do Atlântico, unidade de investigação vinculada à Secretaria Regional do Turismo da Região Autónoma da Madeira. Prevê-se que estas parcerias possam contribuir para potenciar o estudo dos fenómenos de religiosidade das populações insulares, enquanto um dos fatores comuns de identidade, potenciador de uma oferta turística ajustada à memória de um conjunto de tradições partilhadas por estas regiões insulares.
A investigação prevê analisar a realidade antropológica e histórica dos processos de vestimenta da escultura processional, originária da Idade Moderna e que chegou à contemporaneidade, bem como questões inerentes à sua preservação e integração em itinerários turísticos, assentes em lógicas de roteiros de fé que contribuam como fator de sustentabilidade económica e desenvolvimento local, estimulados por uma indústria turística interessada em que os pressupostos do património cultural não percam as suas características identitárias.
Objetivos específicos
Resultados desejados
Atendendo aos estudos anteriormente realizados sobre a utilização das imagens de vestir, em S. Miguel, é de prever uma investigação inovadora capaz de provocar um impacto positivo em amplos campos do conhecimento.
A partir dos objetivos propostos, espera-se conseguir que o estudo venha a resultar no reforço de estratégias colaborativas destas regiões, bem como na criação de vínculos entre todos aqueles que elegem o turismo cultural e religioso como área de estudo, trabalho e lazer.
Pretende-se, ainda, que a implementação de boas práticas de turismo em espaços de devoção religiosa, possa vir a contribuir para a salvaguarda memória dos eventos devocionais estudados, bem como dos processos identitários das populações insulares, possibilitando a integração e divulgação do seu património material e imaterial em políticas alargadas de promoção turística das regiões envolvidas, sendo a sua dinamização e estudo, para além de um compromisso com a História, um desafio e um pacto da atual sociedade para com as gerações futuras.
Prevê-se que uma investigação que privilegia as componentes antropológicas, históricas e sociais deste tipo de oferta turística, seja uma ferramenta de trabalho de extrema importância para outras áreas do conhecimento que se preocupam com o turismo cultural e religioso, potenciando assim a dinamização da economia destas regiões insulares.
Conheça a plataforma online desenvolvida no âmbito des projeto em ‘Património Cultural na Macaronésia -Memória, tradição, religiosidade e turismo’
Saiba mais aqui www.patrimonioculturalnamacaronesia.pt