- PROGRAMAINTERREG MAC 2021-2027
- DURAÇÃO48 meses (01/01/2025 – 31/12/2028 )
- ESTADOEm curso
- Nº DE GRANT AGREEMENT1/MAC/1/1.1/0052
- ORÇAMENTO TOTAL2 474 489,60€
- ORÇAMENTO DO FRCT152 781,04€
Red BEAM
Rede Bancos de Ensaios do Atlântico Médio: avaliação das novas tecnologias oceânicas desde o conceito até ao mercado
Objetivo do projeto
O projeto tem como objetivo criar um “Hub” de bancos de testes para o desenvolvimento e validação de tecnologias oceânicas emergentes e disruptivas na Região da Macaronésia e da África Ocidental.
A Rede BEAM têm o intuito de reforçar as capacidades de investigação e inovação dos agentes e das empresas locais relacionadas com o domínio marinho-marítimo, tirando partido das oportunidades proporcionadas pelo oceano que rodeia as regiões ultraperiféricas (RUP). Pretende ainda, responder às necessidades específicas da região, aumentando a sua visibilidade internacional, para gerar sinergias que favoreçam a cooperação empresarial e a colaboração público-privada, apoiando de forma sustentável, o ecossistema inovador emergente das RUP.
Impacto para RAA
A participação ativa do FRCT neste projeto incidirá no desenvolvimento da área da internacionalização e inovação, dando apoio à implementação do projeto nos Açores em cooperação com a Escola do Mar dos Açores, com particular foco no projeto-piloto veículos de navegação autónoma.
O intuito da participação neste projeto é promover a colaboração e a interação entre os diferentes atores públicos e privados no domínio da cooperação e desenvolvimento tecnológico utilizando critérios de sustentabilidade económica, ambiental e social.
O FRCT irá também participar na avaliação dos resultados, definir o modelo de negócio e desenvolver a estratégia de comunicação da Rede de Bancos de Ensaios do Atlântico Central.