- PROGRAMACINEA – European Climate, Infrastructure and Environmental Executive Agency
- DURAÇÃO41 meses (01/09/2021 – 31/01/2025)
- ESTADOEM CURSO
- Nº DE GRANT AGREEMENTnº 101035822 — MSP-OR — EMFF-MSP-2020
- ORÇAMENTO TOTAL1.906.307,52€
- ORÇAMENTO DO FRCT271.625,66€
- WEBSITE
- Plataforma de Governança Oceânica nas RUP
MSP-OR
Advancing Maritime Spatial Planning in Outermost Regions
Objetivo do projeto
O projeto visa reunir esforços de cooperação para apoio à implementação da Diretiva Europeia de Ordenamento do Espaço Marítimo (OEM) (Diretiva 2014/89/EU) nos territórios marinhos das regiões ultraperiféricas (RUP) europeias dos Açores (Portugal), Madeira (Portugal), Canárias (Espanha) e Guiana Francesa (França). Apesar dos diferentes estados de desenvolvimento dos seus processos de OEM, estas RUP partilham desafios comuns.
O MSP-OR foca-se no avanço da implementação dos seus processos de OEM, bem como a transferência de conhecimento e boas práticas resultantes do anterior projeto MarSP.
Impacto para RAA
O projeto MSP-OR continuará a apoiar as autoridades competentes dos Estados-membros e das suas respetivas Regiões na implementação da Diretiva do OEM (Diretiva 2014/89/UE). O MSP-OR apoiará nos Açores, a continuidade do seu processo de implementação do OEM, especialmente no que respeita ao:
- preenchimento de lacunas existentes no conhecimento, para melhor apoiar a tomada de decisão;
- progresso da abordagem baseada nos ecossistemas aplicada à gestão do seu espaço marítimo;
- desenvolvimento da monitorização e avaliação do seu processo de OEM; e
- continuação da promoção as relações interinstitucionais.
O FRCT lidera o projeto MSP-OR, assumindo a responsabilidade pela coordenação e gestão do projeto (work package 1 – Coordination & Management), assegurando a sua implementação efetiva: componentes técnica, administrativa e financeira e a articulação com a entidade financiadora. O FRCT assume ainda a liderança da Plataforma MSP-OR Governança do Oceano (work package 2) e a Comunicação e disseminação do projeto (work package 6), assegurando a visibilidade e disseminação dos principais resultados. O FRCT acompanha as restantes atividades, nomeadamente no envolvimento de atores locais ligados a ordenamento espacial marítimo.
Nos Açores, o projeto conta com a parceria da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), entidade regional competente para o OEM, bem como com o envolvimento e o apoio científico de equipas científicas da Universidade dos Açores.