- PROGRAMACINEA – European Climate, Infrastructure and Environmental Executive Agency
- DURAÇÃO41 meses (01/09/2021 – 31/01/2025)
- ESTADOEM CURSO
- Nº DE GRANT AGREEMENTnº 101035822 — MSP-OR — EMFF-MSP-2020
- ORÇAMENTO TOTAL1.906.307,52€
- ORÇAMENTO DO FRCT271.625,66€
- WEBSITE
- Plataforma de Governança Oceânica nas RUP
MSP-OR
Advancing Maritime Spatial Planning in Outermost Regions
Objetivo do projeto
O projeto visa reunir esforços de cooperação para apoio à implementação da Diretiva Europeia de Ordenamento do Espaço Marítimo (OEM) (Diretiva 2014/89/EU) nos territórios marinhos das regiões ultraperiféricas (RUP) europeias dos Açores (Portugal), Madeira (Portugal), Canárias (Espanha) e Guiana Francesa (França). Apesar dos diferentes estados de desenvolvimento dos seus processos de OEM, estas RUP partilham desafios comuns.
O MSP-OR foca-se no avanço da implementação dos seus processos de OEM, bem como a transferência de conhecimento e boas práticas resultantes do anterior projeto MarSP.
Impacto para RAA
O projeto MSP-OR continuará a apoiar as autoridades competentes dos Estados-membros e das suas respetivas Regiões na implementação da Diretiva do OEM (Diretiva 2014/89/UE). O MSP-OR apoiará nos Açores, a continuidade do seu processo de implementação do OEM, especialmente no que respeita ao:
- preenchimento de lacunas existentes no conhecimento, para melhor apoiar a tomada de decisão;
- progresso da abordagem baseada nos ecossistemas aplicada à gestão do seu espaço marítimo;
- desenvolvimento da monitorização e avaliação do seu processo de OEM; e
- continuação da promoção as relações interinstitucionais.
O FRCT lidera o projeto MSP-OR, assumindo a responsabilidade pela coordenação e gestão do projeto (work package 1 – Coordination & Management), assegurando a sua implementação efetiva: componentes técnica, administrativa e financeira e a articulação com a entidade financiadora. O FRCT assume ainda a liderança da Plataforma MSP-OR Governança do Oceano (work package 2) e a Comunicação e disseminação do projeto (work package 6), assegurando a visibilidade e disseminação dos principais resultados. O FRCT acompanha as restantes atividades, nomeadamente no envolvimento de atores locais ligados a ordenamento espacial marítimo.
Nos Açores, o projeto conta com a parceria da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), entidade regional competente para o OEM, bem como com o envolvimento e o apoio científico de equipas científicas da Universidade dos Açores.
Resultados
Policy BriefMain recommendations on Stakeholder Engagement, Social Impact Assessment, Ecosystem Services, and Emerging Sectors for an efficient and sustainable Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions
Saber mais
DeliverableConclusions and recommendations on integrating MSP and environmental policies (downscaled to the specific maritime sectors)
DeliverableRelatório sobre o mapeamento do fundo marinho costeiro no arquipélago dos Açores
DeliverableGeneral Guidelines for Monitoring and Evaluating Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions
Saber mais
DeliverableGuião para o processo de licenciamento ao abrigo do Ordenamento do Espaço Marítimo nos Açores
Outros resultadosConsulte os restantes deliverables do projeto na seguinte página: https://msp-or.eu/results/






